Os 884 mil eleitores de Campinas se preparam para a última semana da corrida eleitoral do primeiro turno e vão as urnas no próximo domingo com cinco opções para governar a 12ª cidade mais rica do país, de acordo com o ranking do PIB do IBGE.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A metrópole conta com sete zonas eleitorais e 268 locais de votação. Ao todo, são 2.525 seções eleitorais espalhadas pelo município. A Justiça Eleitoral estima que entre esta quarta e quinta finalize a preparação das mais de 2 mil urnas e inicie o processo de envio dos equipamentos.
Os campineiros acompanham a disputa entre Dário Saadi (Republicanos), que tenta a reeleição, Rafa Zimbaldi (Cidadania), Pedro Tourinho (PT), Wilson Matos (Novo) e Angelina Dias (PCO).
Além disso, vão escolher um nome entre os 625 candidatos disponíveis para a Câmara de Campinas. O legislativo conta com 33 cadeiras.
Candidatos a prefeito:
- Dário Saadi (Republicanos)
Atual prefeito de Campinas, Dário Saadi tem 61 anos e tenta a reeleição neste ano. Médico urologista, o prefeito ocupou diversos cargos públicos na cidade: foi presidente do Hospital Dr. Mário Gatti, eleito vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara.
Antes de ser eleito prefeito, Dário esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes, cargo que ocupou até junho de 2020. Ao se lançar candidato naquela eleição, foi apoiado pelo então prefeito Jonas Donizette (PSB).
O candidato a vice-prefeito na chapa é Wanderley Almeida (PSB).
- Rafa Zimbaldi (Cidadania)
Rafa Zimbaldi tem 43 anos, é graduado em Relações Internacionais, foi vereador em Campinas por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal em dois biênios. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018 e repetiu o feito em 2022, quando somou 76.910 votos.
Em 2020, foi candidato a prefeito de Campinas pelo PL e chegou a disputar o segundo turno, quando alcançou 166.995 votos, 42,93% do total de válidos.
A candidata a vice-prefeita na chapa é Raquel Rímoli (União Brasil).
- Pedro Tourinho (PT)
Pedro Tourinho tem 42 anos, é deputado federal e médico sanitarista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em saúde coletiva pela Unicamp. Em 2012 foi eleito vereador e em 2016 foi reeleito com 7 mil votos.
Em 2020, foi candidato a prefeito de Campinas e somou 96.905 mil votos - 6.492 a menos que Rafa Zimbaldi, que disputou o segundo turno. Como candidato a deputado federal, obteve 74.729 votos em 2022.
Foi presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Governo Federal.
A candidata a vice-prefeita na chapa é Edilene Santana (PSOL).
- Wilson Matos (NOVO)
Wilson Matos tem 46 anos, é empresário e foi anunciado como pré-candidato do Partido Novo a Prefeitura de Campinas em 2 de julho de 2024. O pré-candidato nasceu em Campinas, se formou em engenharia civil e construiu carreira nos Estados Unidos, país onde morou por 25 anos.
É a segunda vez que Wilson Matos concorre ao Executivo na metrópole. Nas eleições municipais de 2020, quando estava no partido Patriota, ficou em 5º lugar na disputa pela Prefeitura de Campinas com 15.138 votos
A candidata a vice-prefeita é Janaína Calvo
- Angelina Dias (PCO)
Angelina Dias da Silva tem 67 anos e nasceu em Ladainha, sudeste de Minas Gerais (MG). É professora do ensino fundamental. Em 2020, Angelina Dias foi candidata a vereadora também pelo PCO e teve 21 votos.
Em 2022, teve a candidatura indeferida ao tentar uma vaga de Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A candidato a vice-prefeita é Júlia Brick.