O amor pelo esporte ultrapassa barreiras físicas. Fabrício Silva Caetano, 29, provou isso ao realizar o sonho de acompanhar presencialmente, pela primeira vez, uma partida de basquete no ginásio “Pedrocão”, em Franca. Deficiente visual, ele esteve, na última sexta-feira, 6, no templo do basquete, onde aconteceu o confronto entre Sesi Franca e São Paulo.
Fabrício nasceu prematuro, com apenas 6 meses de gestação. Segundo ele, os médicos o levaram para uma incubadora, mas não colocaram tampões protetores em seus olhos. Desta forma, a luz do equipamento queimou suas retinas, deixando-o cego. O diagnóstico sobre a causa de sua deficiência visual foi confirmado à família por uma equipe médica quando ele tinha 3 anos, conta Fabrício.
Natural de Franca, atualmente o torcedor do Sesi mora em uma chácara próxima a Ibiraci (MG). A oportunidade de conhecer o Pedrocão, conta ele, surgiu a partir de uma visita do professor e técnico de basquetebol Jamil Costa à Sociedade dos Cegos, entidade frequentada por Fabrício. Jamil perguntou para os frequentadores quais eram os seus sonhos. "Comentei com ele que eu nunca tinha ido (ao Pedrocão), e aí ele me convidou para assistir o jogo", disse.
Fabrício disse que é são-paulino e, também, torce para o Franca. Desta forma, o duelo entre as duas equipes no Campeonato Paulista foi o momento perfeito para realizar o sonho.
Dentro da quadra
Durante o intervalo do jogo, Fabrício foi convidado a realizar arremessos na cesta, sendo aplaudido pelo público das arquibancadas, que vibrava a cada tentativa.
E as emoções não pararam por aí. Apaixonado por rádio, o torcedor participou da transmissão da partida pela TV Sesi Franca Basquete. "Estou muito feliz em estar aqui, é uma grande honra participar dessa transmissão com vocês. Acompanho muito a TV Sesi Franca para ouvir os jogos, e as rádios também", disse emocionado na ocasião.
Dentro de quadra, o Franca não decepcionou. Os comandados de Helinho Garcia atropelaram o Tricolor paulista por 84 a 57, com destaque para a atuação de Didi Louzada. Em sua primeira partida desde o seu retorno ao clube, o ala foi o cestinha do confronto, anotando 17 pontos.
"Para o Sesi Franca Basquete foi um prazer enorme conhecer o Fabrício e recebê-lo no Pedrocão. Histórias como essa nos incentivam a ir sempre além", declarou o clube.