Foi instalada, na tarde deste sábado (7), na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, a nova Diocese de Jaú (47 quilômetros de Bauru), com a posse do seu primeiro bispo, dom Francisco Carlos da Silva. Em todo o Brasil, são 220 dioceses.
O evento reuniu autoridades civis e religiosas, representantes das 15 cidades que compõem a diocese e o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que celebrou missa.
Fazem parte da nova Diocese, composta por 47 paróquias, mais de 60 padres e 20 diáconos permanentes, o Distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itaju, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Distrito de Curupá, Borborema, Itápolis, Distrito de Tapinas e Distrito de Nova América.
A Diocese de Jaú possui 47 paróquias e seu clero e composto por ó7 padres e 17 dióconos permanentes, com aproximadamente 435 mil habitantes.
O anúncio da criação da Diocese de Jaú pelo papa Francisco foi feito no último dia 26 de junho. Na ocasião, o pontífice nomeou como primeiro bispo dom Francisco Carlos da Silva, 68 anos, da Diocese de São Carlos.