O bauruense João Oliveira alcançou o lugar mais alto no pódio do Pan-Americano de Kung Fu na categoria Sanda. A competição foi realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, nos Estados Unidos.
O atleta participou pela quinta vez dos Pan-Americanos, sendo campeão em todas as edições em que competiu. Esta participação teve um significado especial para o competidor devido a uma questão de superação. Oliveira sofreu com lesões que atrapalharam sua carreira recentemente.
Em setembro de 2023, o atleta sofreu um corte no pé esquerdo durante um combate, o que resultou em uma recuperação extensa. João contraiu uma bactéria no mesmo pé. O atleta conta que não acreditava que aquela contusão tomaria as proporções que tomou. "Fui para um hospital em Bombinhas, Santa Catarina, tomei sete pontos no pé, depois voltei para Bauru e o pé foi infeccionando. Procurei um hospital na cidade e fui avisado que corria o risco de perder o pé. Fiquei 13 dias internado e precisei passar por três cirurgias" conclui.
O processo de recuperação foi gradual; o atleta voltou a ter contato com o esporte somente em janeiro de 2024, mas com limitações físicas. Foram treinos e sessões de fisioterapia até a volta gradual das lutas. Em março, teve seu primeiro compromisso oficial pós-lesão: a seletiva nacional da seleção brasileira, que incluía testes físicos, técnicos e disputas internas entre os atletas para a escolha dos titulares e suplentes na competição Pan-Americana.
A participação de João em seu quinto Pan foi impecável. As lutas do brasileiro foram todas no mesmo dia, 31 de agosto, e o pouco tempo de recuperação não foi um obstáculo para ele. Nas quartas de final, logo de cara, Oliveira enfrentou o anfitrião o americano Jared Whittier, um americano. A primeira batalha foi vencida, avançando para as semifinais, onde enfrentou um atleta mexicano Ricardo Gallardo, um grande desafio, superado pelo brasileiro. Chegando à tão sonhada final, o adversário era o canadense Abdiel Ferdinand-Hyacienth. Em uma luta parelha, o brasileiro levou a melhor, trazendo a medalha de ouro para o país.
A conquista coroou João Oliveira como pentacampeão Pan-Americano de Kung Fu Wushu na categoria Sanda até 75 kg. "Essa medalha tem um gostinho especial; há quase um ano, estava internado lutando contra uma bactéria e corria o risco de amputar meu pé. E hoje estou lutando e conquistando as Américas novamente".
O próximo torneio para o atleta bauruense ocorre no dia 14 de setembro em Brasília, no Kung Fu Extreme Fight, onde o brasileiro fará uma luta de Sanda contra a maior potência do esporte na categoria, o atleta chinês Yu Jingsheng.