MARATONISTA

Fora de Paris, Daniel Nascimento teve destaque nacional em Bauru

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Daniel, à direita, na Tóquio-2020, ao lado de Kipchoge, campeão olímpico e recordista
Daniel, à direita, na Tóquio-2020, ao lado de Kipchoge, campeão olímpico e recordista

O maratonista Daniel Nascimento, de 25 anos, natural de Paraguaçu Paulista (180 quilômetros de Bauru) e que se destacou na carreira em Bauru, positivou no doping surpresa, nesta segunda-feira (15). Com o resultado, ele está fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que começam em uma semana, no próximo dia 24 de julho. O corredor começou a praticar o esporte em sua cidade e depois alcançou projeção nacional e internacional quando integrou equipe da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), onde ficou entre 2018 e 2021. Conforme o JCNET noticiou na época, ele foi o primeiro atleta da entidade a conquistar índice olímpico, para a maratona da Tóquio-2020.

Daniel Nascimento havia se tornado referência nacional da modalidade e foi o primeiro brasileiro a conquistar a classificação para Paris-2024, na maratona (42 quilômetros e 195 metros). Ele estava morando e treinando no Quênia.

De acordo com agências de notícias, Daniel Nascimento fez uso de substâncias proibidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). No site da ABCD, o nome do atleta consta com indicação de suspensão provisória. No dia 4 de julho, ele foi submetido ao teste surpresa, que apontou a presença de um conjunto de anabolizantes: drostanolona, metenolona, nandrolona, todas da classe de esteroides anabolizantes S1, precursores da testosterona – substâncias que podem render em até quatro anos de suspensão.

A namorada de Daniel, a corredora Grazieli Zarri, também foi suspensa em 23 de janeiro, devido à presença de testosterona, androstanediol e androstanedio em seu teste. Sem Daniel Nascimento, a delegação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris caiu de 277 para 276 atletas.

REDES SOCIAIS

Daniel Nascimento ainda não se pronunciou publicamente e diversos seguidores e praticantes de corrida no Brasil o questionam sobre o fato nos comentários de suas publicações mais recentes no Instagram.

Daniel teve início de carreira e projeção nacional pela ABDA, em Bauru
Daniel teve início de carreira e projeção nacional pela ABDA, em Bauru

Comentários

Comentários