POLÍTICA

Flávio Paradella: As impressões da pesquisa

O período de pré-campanha não surtiu efeito no eleitorado pelo andar de lado dos índices de intenção de votos.

Por Flávio Paradella | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Foram entrevistados 800 eleitores moradores de Campinas, maiores de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de junho
Foram entrevistados 800 eleitores moradores de Campinas, maiores de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de junho

A Pesquisa Sampi/Todo Dia/ Ágili mostrou um cenário muito parecido com outros levantamentos divulgados até agora, com os principais pré-candidatos posicionados a uma distância até que considerável entre um e outro. São 11 pontos percentuais entre Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania) e cerca de outros 11 pontos entre Rafa e Pedro Tourinho (PT).

Podemos avaliar que, pela pesquisa, o período de pré-campanha não surtiu efeito no eleitorado pelo andar de lado dos índices de intenção de votos. Quem mais tem se mostrado empenhando até este momento, além do prefeito Dário que conta até esta sexta com as agendas oficiais do Palácio dos Jequitibás, é Pedro Tourinho, com 11,4%, por ter uma pré-candidatura mais definida, porém segue com uma estratégia voltada para a própria ‘bolha’ e mantém um caminhar sem sair do lugar. Dá a impressão que a falta de um diálogo mais amplo esbarra na incapacidade da campanha em buscar ou até achar que o queria ouvir.

Para Rafa Zimbaldi, com 22,8%, as situações, até antes da pré-campanha, o prejudicaram (definição de candidatura, racha com antigo PSDB e a intervenção tucana). Muito energia e tempo gastos com ‘picuinhas’, além disso a busca por um posicionamento narrativo mais condizente para um opositor ao atual governo, mas que se identifica ao mesmo espectro ideológico. Vale destacar a demora na definição de um nome para, enfim, compor a chapa e ter o pré-candidato a vice. Passou da hora para essa escolha, mas dá para entender pela falta de opção no escasso grupo o cerca.

Já o prefeito Dário, que teve 33,8%, aproveita as inaugurações e as agendas positivas, ainda mais no período de 250 anos da cidade. A exposição espontânea de quem tem a máquina é uma enorme vantagem. Mesmo assim, com toda essa capilaridade, de pesquisa em pesquisa o índice não decola, com números parecidos nos recentes levantamentos de opinião de intenção de votos. Claro, que a mesma máquina que gera agendas positivas também é “cria” embaraços com atrasos de obras, demora em atendimentos e outros assuntos da cobrança cotidiana do executivo. Dário está bem a frente? Sim, mas não confortável e o teimoso número que praticamente não se mexe incomoda a equipe.

Pesquisa

Foram entrevistados 800 eleitores moradores de Campinas, maiores de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de junho. Foi utilizada a aplicação de questionário estruturado, com entrevistas por telefone, junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Custeada pelo Todo Dia (Rede Cidade de Americana) com recursos próprios, a pesquisa está registrada no TSE com o número SP-05695/2024.

Lula aqui

Logo mais, o presidente Lula estará em Campinas para a primeira visita à cidade no terceiro mandato. O presidente irá lançar a pedra fundamental do Orion, novo laboratório dentro do complexo científico CNPEM e depois seguirá para a Av. John Boyd Dunlop para anúncios de recursos e inaugurações. A conferir como será o encontro entre Lula e Dário, que se estranharam ano passado com a história das casas embriões do Mandela.

Ambiente

A militância do PT e os partidos aliados estão convocando a participação dos simpatizantes para a cerimônia da John Boyd Dunlop, inclusive informando que terá estacionamento gratuito na região para que comparecer. Vejamos o impacto que poderá gerar no trânsito e também como serão recebidos os adversários presentes na agenda.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.