DOAÇÃO

Hemocentro da Unicamp alerta para estoques críticos de sangue

A urgência na doação é enfatizada, especialmente para os tipos sanguíneos A e O positivo.

Por Flávio Paradella | 01/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação

Responsável pelo atendimento de 95% dos pacientes do SUS na Região Metropolitana de Campinas, cada bolsa de sangue doada beneficia pelo menos três pessoas.
Responsável pelo atendimento de 95% dos pacientes do SUS na Região Metropolitana de Campinas, cada bolsa de sangue doada beneficia pelo menos três pessoas.

O Hemocentro da Unicamp está enfrentando uma situação crítica nos estoques de sangue, podendo atender à demanda hospitalar apenas por um período de um a três dias. A urgência na doação é enfatizada, especialmente para os tipos sanguíneos A e O positivo, que têm maior saída. Responsável pelo atendimento de 95% dos pacientes do SUS na Região Metropolitana de Campinas, cada bolsa de sangue doada beneficia pelo menos três pessoas.

- Clique aqui e faça parte da comunidade do Portal Sampi Campinas no Whatsapp

Eduardo Baungartner, analista-executivo do Hemocentro, destaca a importância de manter os estoques com pelo menos cinco dias de capacidade, proporcionando uma margem de segurança mais confortável.

As baixas temperaturas e as férias escolares são fatores preocupantes, pois historicamente resultam em uma queda de cerca de 30% no volume de doações.

Para doar sangue, os interessados devem comparecer a um dos pontos de coleta levando um documento oficial com foto. Após um cadastro e uma pré-triagem, incluindo medições de temperatura, peso e pressão arterial, o candidato passa por uma entrevista com um profissional para análise de informações. Se aprovado, o processo de doação dura cerca de dez minutos, seguido de um lanche. Todo o procedimento leva aproximadamente uma hora.

Os critérios básicos para doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com consentimento do responsável), estar em bom estado de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos), apresentar um documento original com foto, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, e não ter fumado duas horas antes ou após a doação.

Pontos de doação

  • Hemocentro Unicamp – Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Gerald
  • Segunda a sábado, das 7h30 às 15h
  • Hospital Municipal Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 200, Parque Itália, Campinas
  • Segunda a sábado, das 7h30 às 15h00
  • Hospital Estadual de Sumaré – Av. da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista, Sumaré
  • Segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 12h
  • Hemonúcleo de Piracicaba – Av. Independência, 953, Bairro Alto, Piracicaba
  • Segunda a sexta, das 7h30 às 13h

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.