PREVISÃO

Nova onda de calor deve elevar temperaturas em Campinas em até 5ºC

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), as temperaturas podem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média, entre os dias 22 de abril e 2 de maio.

Por Higor Goulart | 22/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Higor Goulart/Sampi Campinas

Temperaturas devem atingir alta durante à tarde, em Campinas
Temperaturas devem atingir alta durante à tarde, em Campinas

O fim de abril deve ser marcado pelo aumento das temperaturas em Campinas. Isso porque, segundo previsão do Climatempo, uma onda de calor se aproxima das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Com isso, na RMC (Região Metropolitana de Campinas), as temperaturas podem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média, entre os dias 22 de abril e 2 de maio.

De acordo com o Climatempo, “uma área de alta pressão na média ganhará força sobre áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, e lentamente migrará para o leste do Sudeste do país entre o fim de abril e início de maio”. Esse fenômeno atuará como uma espécie de bloqueio, que impedirá a entrada de frentes-frias na região.

Com isso, em Campinas, a expectativa do instituto é de temperaturas de 3 a 5ºC acima da média de abril. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a média deste mês é de 25ºC. Portanto, os termômetros podem bater média de até 30ºC com a nova onda de calor.

Os picos de calor devem acontecer principalmente durante à tarde, quando as temperaturas podem superar 35ºC. Além disso, conforme a previsão do Climatempo, as madrugadas também pode ser abafadas, “devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio”.

A expectativa é de que a onda de calor siga pelo menos até o dia 2 de maio. No entanto, o instituto alerta que uma possível manutenção pode acontecer ao longo da primeira semana de maio.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.