AMPLIAÇÃO

CAPS AD no Parque Itália passa atender pacientes 24 horas

O local também amplia a assistência do SUS Municipal para pacientes com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas, incluindo demanda por atendimentos em saúde mental.

Por Leonardo Vieira | 04/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação / PMC

CAPS AD amplia horário de atendimento
CAPS AD amplia horário de atendimento

A Prefeitura de Campinas anunciou a ampliação do horário de funcionamento do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Sudoeste, no Parque Itália. A unidade passará a atender pacientes 24 horas e terá estratégia para retirar pessoas da situação de rua.

Também foi confirmada a assistência do SUS Municipal para pacientes com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas, incluindo demanda por atendimentos em saúde mental.

Antes, a unidade abria ao público somente de segunda a sexta, das 8h às 18h, e o funcionamento ininterrupto começou a ser realizado na segunda-feira, 1º.

“Essa ampliação do horário de atendimento é muito importante. Essa unidade recebe de 50 a 60 pacientes todos os dias, e 30% a 40% são atendimentos de pessoas em situação de rua. É uma importante estratégia de atendimento dessa população para possibilitar a saída dessas pessoas desta situação”, destacou o prefeito Dário Saadi.

A estrutura fica na Avenida Prefeito Faria Lima, 560, perto do Hospital Mário Gatti. Este centro começou a funcionar em abril de 2019 e, à época, eram 240 pacientes ativos. A demanda por assistência cresceu sobretudo após o período mais crítico da pandemia de covid-19 e o total chegou a 485 no ano passado, com média mensal de 750 atendimentos.

Em 2024, o número de pacientes ativos aumentou para 510. De acordo com a administração, a principal vantagem de se tornar 24 horas é a possibilidade de oferecer permanência para os pacientes em situação de crise, por meio de seis leitos à noite para ampliar a retaguarda. A lista reúne também:

- Atendimentos grupais e oficinas terapêuticas

- Atendimento individual de acordo com a necessidade do usuário após avaliação da equipe multidisciplinar

- Atendimento individual com terapeuta ocupacional, psicólogo, médico clínico, psiquiatra, farmacêutico, enfermeiros e assistente social

A coordenadora do CAPS, Roberta Silveira dos Reis, enfatizou a importância do cuidado integral oferecido pela unidade com a ampliação para 24 horas. “Nós atendemos uma população bastante significativa dessa região, desse território sudoeste, que é em torno de 220 mil habitantes, mas boa parte da população em situação de rua. Então isso garante a integralidade que o SUS tem como base, que é esse cuidado durante a crise, tanto clínico quanto psíquico, quanto a parte mais social envolvida também", disse Roberta Reis.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.