ATENDIMENTO

Campinas amplia horário de dez Centros de Saúde no sábado

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
CS União dos Bairros estará aberto durante o sábado
CS União dos Bairros estará aberto durante o sábado

A Secretaria de Saúde anunciou que dez Centros de Saúde abrem neste sábado, 30, com horário ampliado, em Campinas. O objetivo, segundo a pasta, é atender aos pacientes com sintomas de dengue e reduzir a demanda nas unidades da Rede Mário Gatti.

As unidades funcionam das 7h às 17h, repetindo o esquema do último sábado, que atendeu 1.071 pessoas com a medida. Os CSs que estarão abertos são: Florence; Valença; Ipê; Aeroporto; Capivari; Santo Antonio; União dos Bairros; Aurélia; São Quirino; e Campo Belo.

Ainda segundo a pasta, outros três, que atendem no horário habitual, das 7h às 13h, seguem abertos. Sendo eles: DIC I; Santa Lúcia; e Vista Alegre.

A Saúde ainda explica que resolveu não abrir no domingo, como feito na última semana, por conta da baixa demanda. No CS São Bernardo, por exemplo, que atendeu na data, 124 pessoas buscaram por atendimento ao longo do dia.

Segundo a pasta, a “avaliação é de que a demanda nesta proporção pode ser recebida pela Rede Mário Gatti, sem provocar impactos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos prontos-socorros dos hospitais municipais.

Orientações

Com a medida adotada para o sábado, a pasta reforça as orientações aos pacientes com sintomas de dengue. Devem procurar um centro de saúde aqueles que apresentarem sintomas de febre. Neste caso, é importante que o morador não realize automedicação, para não comprometer a avaliação médica.

Já o paciente que apresentar sinais de tontura, dor abdominal, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar por auxílio em um PS ou em uma UPA.

Comentários

Comentários