ANÁLISE

Militares podem ter arsenal em casa? Especialista explica

Coronel guardava arsenal em apartamento que explodiu em Campinas.

Por Leonardo Vieira | 26/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Thiago Rovêdo / Sampi Campinas

Polícia aguarda depoimento de coronel do exército
Polícia aguarda depoimento de coronel do exército

O militar reformado, Virgílio Parra Dias, de 69 anos, continua sendo aguardado pela polícia para prestar esclarecimentos sobre  a grande quantidade de armas e munições que causaram explosões no primeiro andar de um prédio no bairro Botafogo, em Campinas. 

A polícia já sabe que o coronel reformado estava aposentado desde 2010 e atuou durante anos para o exército. Virgílio frequentou a Academia Militar das Agulhas Negras, escola de ensino superior do exército, no Rio de Janeiro, entre 1977 e 1980. 

A investigação aponta que um clube tiro, em São Paulo, aparece sob responsabilidade do coronel. Além disso, ele é registrado como CAC (caçador, atirador e colecionador). Porém, foram encontrados no local mais de 100 armas de fogo, milhares de munições e ao menos uma granada. 

O advogado criminalista, Yuri Cruz, explica se com os requisitos do coronel reformado é permitido a posse de um arsenal em casa. 

“A quantidade de armas autorizadas para um militar do exército, em portaria de 2023, foi reduzida para seis armas permitidas. Dessas seis, cinco podem ser de uso irrestrito”, explica 

De acordo com o criminalista, existem duas exceções que autorizam um número maior de armas armazenadas aos militares. 

“Uma das possibilidades é uma prévia autorização do próprio exército, após o militar apresentar razões para ter uma quantidade maior de armas do que o previsto. A outra possibilidade é que caso o militar, antes da publicação desta portaria, já tenha um número superior de armamentos, ele não vai perder nenhuma dessas armas. Está autorizado a permanecer com o que já angariou”. 

O especialista também detalha a regra sobre o armazenamento de armas e munições. “Elas (as armas) devem estar guardadas em cofres, sem munições. A perícia vai poder esclarecer se a forma de armazenar estava correta”. 

Agora, o coronel reformado precisa provar para a polícia a legalidade do arsenal. O apartamento no primeiro andar, do condomínio Fênix, na Rua Hércules Florence, no bairro Botafogo, continua interditado até o fechamento desta reportagem. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.