PESQUISA OVALE/SAMPI

Prisão de Bolsonaro é rejeitada por eleitor com ensino médio e superior em São José

Levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas apurou a opinião do joseense sobre a situação do ex-presidente, que é investigado pela PF

Por Xandu Alves | 26/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Bolsonaro durante visita a São José
Bolsonaro durante visita a São José

Eleitores de São José dos Campos com ensino médio e superior são predominantemente contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é investigado pela Polícia Federal por trama de um golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Entre os eleitores com ensino fundamental há empate.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

É o que revela levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, dentro do projeto Vox Populi, que integra a revolução digital anunciada por OVALE. O instituto ouviu 610 pessoas entre os dias 21 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa mostra que 54,63% dos eleitores que cursaram a faculdade rejeitam a prisão de Bolsonaro contra 33,69% que a defendem, com outros 15,27% que não sabem ou não responderam.

Entre os que têm o ensino médio, a parcela de apoio a Bolsonaro é de 54,63% que são contrários à prisão do político, enquanto que 31,02% defendem o cárcere para o ex-presidente, com outros 14,35% que não sabem ou não responderam.

Os eleitores com ensino fundamental estão completamente divididos, com empate técnico. O percentual é o mesmo para as três questões levantadas pela pesquisa: 33,33% apoiam, rejeitam e não sabem ou não responderam sobre a prisão de Bolsonaro.

No geral, 50,62% do eleitorado de São José dos Campos é contra a prisão do ex-presidente, com 32,17% que defendem que o ex-chefe do Executivo vá para a cadeia e outros 17,21% que não sabem ou não responderam.

Bolsonaro, que convocou uma manifestação de apoiadores neste domingo (25), em São Paulo, é investigado na Operação Veritatis (tempo da verdade, em latim), que apura a existência de uma organização criminosa que tramou um golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito.

No segundo turno da eleição de 2022, o ex-presidente obteve 62,58% dos votos válidos em São José, contra 37,42% de Lula (PT) --  267.615 votos contra 159.996.

Leia mais:

Em São José, 50,62% afirmam que Bolsonaro não deve ser preso, diz pesquisa OVALE/Sampi

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.