PROGRAME-SE

Confira a programação dos últimos dias de Carnaval em Campinas

Por Redação | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMC
Na imagem, bloco das Caixeirosas, que desfila em Barão Geraldo
Na imagem, bloco das Caixeirosas, que desfila em Barão Geraldo

Nos últimos dias do Carnaval em Campinas, nesta segunda, 12, e terça-feira, 13, os desfiles de blocos serão nos distritos de Barão Geraldo e Joaquim Egídio, além dos bairros do Vida Nova e Jardim Nova Europa. Há blocos tradicionais, maracatu e cultura afro-cubana, entre outros (veja a programação abaixo).

Este ano, 55 blocos se credenciaram para o Carnaval.

Unidos da Tribo
Em 2001, nascia o bloco Unidos da Tribo, reunindo gerações de Joaquim Egídio tanto para a confecção das alegorias e fantasias quanto na criação da bateria com instrumentos emprestados da fanfarra da escola local. Os moradores se reuniam na casa de um dos organizadores para ensaiar os primeiros acordes. Unidos da Tribo e o mascote, um indiozinho, surgiram de uma antiga brincadeira entre os moradores de Joaquim Egídio e Sousas.

Bloco do Cupinzeiro
É composto em sua maioria por artistas que atuam em áreas como teatro, música, circo, cinema e artes plásticas no distrito de Barão Geraldo. Também há professores e alunos da Unicamp e profissionais de diversas áreas. Em 2024, o Bloco do Cupinzeiro vai homenagear o MST.

Bloco da Selva
O bloco destaca o protagonismo feminino, diversidade musical e plural, a energia de bichos e plantas livres e selvagens em um mundo de tochas e torrentes e a alegria carnavalesca.

Bloco Vai pra Cuba 
A proposta do bloco é brincar com as ruas do bairro Jardim Nova Europa. Invertendo os papéis geopolíticos, seu trajeto sai da Avenida Estados Unidos e chega de forma divertida e irreverente na Rua Cuba. Paródias de marchinhas e outros hits, ritmos latinos e clássicos do carnaval brasileiro fazem a trilha sonora do bloco.

Bloco Berra Vaca 
Este ano o Berra Vaca completa 25 anos de folia. O bloco, fundador do Carnaval de Barão Geraldo, é um Patrimônio Cultural. Os 25 anos de história foram construídos com a força de seus fundadores, do grupo que toca e canta junto e do público que o acompanha por Barão Geraldo.

O bloco traz músicas de repertório comum do carnaval de marchas brasileiro, associadas a criações próprias. Seu lugar é a rua, seu tempo é o carnaval.

Bloco Maracatucá 
O Maracatucá foi fundado em 2008, no distrito de Barão Geraldo, com o objetivo de promover atividades de pesquisa, ensino e divulgação do maracatu de baque virado, uma tradição cultural brasileira nascida em Pernambuco.

Em alguns espaços a apresentação pode começar com um desfile pelas ruas, um "arrasto", que convida as pessoas para caminhar junto em direção a determinado lugar, praça ou palco. No final da apresentação podemos chamar o público para dançar e cantar maracatus e cirandas.

Programação para esta segunda e terça-feira

 12/2 (segunda-feira)

Bloco Unidos da Tribo

Praça Dom Agnello Rossi, Joaquim Egidio

12h às 20h

Bloco do Cupinzeiro

Rua José Martins até Praça Durval Pattaro, Barão Geraldo

15h às 23h59

Bloco VN (Vida Nova)

Rua Rogério Lustosa, Vida Nova 1

19h às 22h

Bloco da Selva 

Avenida Santa Isabel, Barão Geraldo

22h às 3h

Bloco DJ

Praça Durval Pattaro

10h às 17h

13/2 (terça-feira)

Bloco Unidos da Tribo

Praça Dom Agnello Rossi, Joaquim Egídio

12h às 20h

Vai pra Cuba 

Sai da Av. Estados Unidos e vai pra Rua Cuba, Jardim Nova Europa

14h às 18h

Maracatucá

Sai da Praça do Coco em direção à Vila Santa Isabel, Barão Geraldo

17h às 21h

Bloco Berra Vaca 

Praça Angelo Carlini, Barão Geraldo

22h às 3h

Comentários

Comentários