Piracicaba (SP) registrou nesta quarta-feira (25) a menor temperatura mínima dos últimos 20 anos, de acordo com o Posto Meteorológico Jesus Marden dos Santos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Às 6h30, a Estação Convencional localizada no campus da universidade apontou 0,7ºC.
Saiba mais:
No mesmo dia, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada a cerca de cinco metros do centro de medições da Esalq, registrou 0,8ºC por volta das 7h. A medição iguala o segundo menor valor já observado na cidade, ocorrido em junho de 2011, quando também foi registrado 0,8ºC.
Segundo o Departamento de Engenharia de Biossistemas da USP, a marca registrada nesta quarta representa a menor temperatura de 2025 até o momento em Piracicaba.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso de nível amarelo para a região de Piracicaba, com previsão de onda de frio entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26). O alerta cobre 18 municípios e indica risco à saúde devido à queda de temperatura de até 5ºC abaixo da média, com duração prevista de dois a três dias.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido, na segunda-feira (23), um comunicado informando sobre a chegada de uma massa de ar polar, com possibilidade de temporais e redução acentuada nas temperaturas entre terça-feira (24) e quinta-feira (26).
Quinta-feira (26): mínima de 9ºC, máxima de 30ºC
Sexta-feira (27): mínima de 16ºC, máxima de 29ºC