Em pronunciamento solene na noite deste sábado (21), diretamente do Hall da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como um “sucesso militar espetacular” os ataques aéreos conduzidos pelas Forças Armadas americanas contra três instalações nucleares do Irã.
Leia mais: EUA bombardeiam 3 instalações nucleares iranianas, confirma Trump
“Nesta noite, posso dizer ao mundo que os ataques foram um sucesso militar espetacular. As principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completamente e totalmente obliteradas”, declarou Trump, em sua primeira manifestação pública desde a operação.
"Ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que nós vimos nos últimos oito dias. Hoje, foi o dia mais difícil de todos e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós continuaremos atacando com precisão, habilidade e velocidade", continuou.
Trump fez o pronunciando acompanhado do vice-presidente JD Vance, pelo secretário de Estado Marco Rubio e pelo secretário de Defesa Pete Hegseth, em demonstração de unidade do alto escalão do governo diante do agravamento da crise no Oriente Médio.
Mais cedo, em publicação na rede Truth Social, o presidente já havia antecipado os resultados da ofensiva:
“Realizamos com sucesso total o ataque às três instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Esfahan. Todas as aeronaves já deixaram o espaço aéreo iraniano em segurança. Um carregamento completo de bombas foi lançado sobre o principal alvo, Fordow.”
A missão envolveu bombardeiros furtivos B-2, equipados com a bomba penetradora GBU-57 — armamento projetado para destruir estruturas fortificadas em grande profundidade, como o complexo subterrâneo de Fordow.
Essa foi a primeira intervenção militar direta dos Estados Unidos no conflito entre Israel e Irã, que já dura mais de uma semana. Em seu discurso, Trump também alertou que “qualquer agressão contra cidadãos ou interesses americanos será respondida com força decisiva”.