Neste sábado (13), a nova gestão do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) completa seis meses de atuação.
A função do conselho é promover a atuação da sociedade civil na gestão pública, executando um canal de comunicação e fiscalização.
A presidente do conselho, Doreli Maria Zampieri, reitera que o conselho está empenhado em informar, fiscalizar e pressionar a gestão municipal.
O uso estratégico do Facebook é um dos principais feitos da atual gestão. Tendo em vista o empoderamento dos cidadãos e protetores da causa animal, a gestão usa a plataforma para divulgar leis, atas, decretos, pautas de reuniões e dados oficiais.
"Acredito que só com informação a população vai entender melhor a causa animal e ajudar a mudar a realidade dos maus-tratos", destaca Zampieri.
Segundo ela, a atual gestão tem cumprido de forma independente sua função, incluindo a criação de planilhas de dados sobre os gastos públicos com clínicas e ações ligadas à causa.
Para obter os dados, Zampieri acompanha o Diário Oficial do município. A prática reforça a transparência e o compromisso institucional, criando um registro público do cenário e da atuação.