
Bauru - A política mudou. O que antes dependia apenas de discursos e promessas agora exige conexão emocional e estratégia baseada na ciência. E é exatamente para isso que nasceu a Academia Brasileira de Neurociência Política (ABNP), a primeira e única escola digital do Brasil especializada no uso da neurociência em campanhas e mandatos. Criada pelo especialista Kleber Santos, a ABNP traz um método inovador que já ajudou a eleger prefeitos, vereadores e deputados, incluindo a histórica vitória do primeiro coletor de lixo a prefeito do Brasil, nas eleições de 2024.
Por que a Neurociência Política está mudando as eleições? Kleber Santos pontua que "a ciência já provou: 90% das decisões do eleitor são emocionais. Então, a Neurociência Política atua nesse campo, estuda como o cérebro reage à política e quais estímulos realmente influenciam a escolha do eleitor. Quem domina essa estratégia se conecta de forma autêntica com o público e constrói campanhas mais persuasivas e eficazes".
Um exemplo disso foi a campanha de Guilherme Gonçalves, prefeito eleito de Ourinhos (SP). Ele gerou identificação real com os eleitores, resultando na vitória de uma pessoa que saiu da Prefeitura como gari e voltou como prefeito.
NOVA GERAÇÃO
Na ABNP o foco é o novo marketing político e eleitoral, que coloca a emoção no centro da estratégia beneficiando candidatos, políticos no mandato, assessores, consultores e agências que querem atuar em campanhas políticas. Além dos cursos online, o portal da ABNP: academiadaneuropolitica.com.br oferece e-books gratuitos e materiais exclusivos para quem deseja conhecer essa inovação.
NOME DA INOVAÇÃO
Ex-repórter na TV Globo, mestrando em Ciência Política e atualmente um dos maiores especialistas em Neurociência Política do Brasil, Kleber Santos criou o Método 90|10 - O Lado Oculto do Voto, o primeiro curso digital da neurociência aplicada às eleições no país.
Já atualizado para as eleições 2026/2028, o método que é um dos cursos disponibilizados no portal da ABNP em parceria com a Hotmart, a maior plataforma de cursos online no Brasil, já foi testado e comprovado em diversas campanhas, mostrando que entender o cérebro do eleitor é a chave para vencer eleições.
"As campanhas que utilizam apenas o marketing politico convencional, estão tendo cada vez mais dificuldade para vencer. Está tudo muito igual e previsível. Não convence mais. Quem souber criar conexão emocional com o eleitor terá o diferencial, a vantagem necessária para vencer" finaliza Kleber Santos.