A partir desta sexta-feira (17) São José dos Campos recebe a exposição “Ecos de Futuros Esquecidos”, uma experiência imersiva que combina arte visual, sonora e textual para explorar memórias distorcidas e visões alternativas do passado e do futuro.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
As obras, criadas pelas multiartistas travestis Daena Lee e Jo Sant’anna, estarão expostas no La Casa Comunitária a partir das 18h.
A abertura contará com DJs convidados, como Peterson e Loucas, e proporcionará ao público um encontro com as artistas. O evento, gratuito e acessível, inclui audiodescrição das obras e interpretação em LIBRAS no bate-papo entre artistas e visitantes.
Combinando linguagens como fotografia, pintura e experimentações sonoras, a exposição busca sensibilizar o público para questões contemporâneas, especialmente aquelas associadas a distopias, um subgênero da ficção científica que aborda cenários de opressão e precariedade.
As artistas utilizam o conceito de “estranhamento cognitivo”, popularizado pelo pesquisador Darko Suvin, para estimular reflexões sobre os desafios atuais, como mudanças climáticas, pandemias e a luta por direitos das minorias.
“Ao transformar o familiar em estranho, abrimos espaço para novos olhares e reflexões sobre os caminhos que escolhemos enquanto sociedade”, destacam Daena Lee e Jo Sant’anna.
A exposição é produzida por Bel Gomes, do Manifesto Criativo - Laboratório de Produções Artísticas, com apoio da Lei Paulo Gustavo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos.
Serviço:
Exposição: “Ecos de Futuros Esquecidos”
Abertura: 17 de janeiro de 2025, às 18h
Local: La Casa Comunitária – R. Buerarema, 100, Jardim Satélite, São José dos Campos - SP
Artistas: Daena Lee e Jo Sant’anna
DJs convidados: Peterson e Loucas