EM FOCO

Piracicaba sedia 1º Congresso de Saúde Mental

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Evento vai discutir A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas
Evento vai discutir A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas

Piracicaba será palco do 1º Congresso de Saúde Mental, que trará como pauta A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas. O congresso acontece no próximo dia 22 de março, das 8h às 18h, no Espaço Beira Rio, reunindo especialistas renomados para debater questões fundamentais da saúde mental contemporânea.

Veja mais:

Promovido pela Vitalità Clínica e Capacite – Evilyn Mattos, em parceria com o Instituto Carlos Roberto Mussato, o congresso tem como objetivo ampliar a compreensão e a empatia acerca de transtornos mentais por meio da abordagem de siglas amplamente discutidas, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno do Opositor Desafiador), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TAG (Transtorno de Nsiedade Generalizada), DI (deficiência Intelectual)  e TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central).

“A pauta do congresso foi elaborada com base nas demandas que observamos, de forma cada vez mais crescente, no consultório”, explica Evilyn Mattos, idealizadora e realizadora do evento. Segundo ela, o congresso será dividido em duas etapas com palestras de especialistas, debates e momentos de reflexão sobre saúde mental, diversidade e inclusão.

Programação
A palestra de abertura acontece às 8h30, com psicopedagoga e doutoranda em Educação pela Unesp, Jussara Rosolen, que falará sobre o tema Explorando e Diferenciando os Transtornos e Algumas Síndromes. Às 10h30, a advogada, psicanalista e especialista em TEA, Dayane Rodrigues Ribeiro, falará sobre O Direito do Sujeito das Siglas – A Importância deste Conhecimento nas Terapias de Apoio. Na terceira e última palestra da manhã, que acontece às 11h15, o tema A Psicanálise no Manejo Clínico dos Transtornos será abordado por Rachel Regina de Oliveira Bertoncini, que é psicóloga, pedagoga e especialista em neuropsicologia e psicanálise.

“A segunda etapa do congresso acontece no período da tarde, quando serão discutidos temas relacionados à diversidade, subjetividade e à escuta psicanalítica na contemporaneidade”, explica Evilyn. Bárbara Dalcanale Menêses, psicóloga, sexóloga e consultora sobre diversidade sexual e saúde mental fará, às 14h, palestra sobre o tema Identidades e Conjugalidades – O Psicanalista Compreendendo a Diversidade. Filósofo e psicanalista, especialista em psicoterapia breve integrada e mestre em Educação, o psicólogo Francisco  Batista Neto falará, às 15h30, sobre O Campo Simbólico e Representacional das Identidades de Gênero na Escuta Analítica.

“A programação do congresso prevê a realização de um talk ao vivo com os especialistas, que começará às 17h15. Será uma oportunidade dos participantes conversarem e tirarem dúvidas com os palestrantes que se apresentarãoi no período da tarde”, destaca Evilyn.

Sobre o congresso
O 1º Congresso de Saúde Mental em Piracicaba é uma iniciativa que busca oferecer um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências para profissionais da área, estudantes e interessados em temas de saúde mental. A proposta é ampliar o debate sobre os desafios do manejo clínico e promover maior compreensão e empatia em relação às questões contemporâneas de saúde mental e diversidade.

Mais informações sobre o 1º. Congresso de Saúde Mental em PIracicaba e inscrições pelo Whatsapp: (19) 98942-3780.

Serviço – 1º. Congresso de Saúde Mental em Piracicaba. Dia 22 de março de 2025, das 8h às 18h, no Espaço Beira Rio (rua do Vergueiro, 78, Centro, Piracicaba (SP)). Realização: Vitalità Clínica e Capacite – Evilyn Mattos e Instituto Carlos Roberto Mussato. Informações e inscrições: (19) 98942-3789  Instagram: @espacovitalita e @evi_mattos.

Comentários

Comentários