EM BAURU

Novo vice da Câmara, Helinho quer fomentar geração de empregos

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Guilherme Matos
Cabo Helinho e Airton Martinez, do PL, no Café com Política
Cabo Helinho e Airton Martinez, do PL, no Café com Política

Eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Bauru no primeiro dia de 2025, Cabo Helinho (PL) inicia seu primeiro mandato como vereador e membro da Mesa Diretora com algumas metas. Uma delas é mobilizar esforços para garantir a geração de empregos na cidade, seja por meio de articulação política ou aprovação de projetos de lei do Executivo e da própria Casa de Leis que contribuam para este objetivo.

Como exemplo, ele cita a conclusão das obras e operacionalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, cuja concessão foi aprovada pelo Legislativo em 2024 por meio de manobras consideradas ilegais pela oposição. Helinho também menciona ações para resolver de forma definitiva o abastecimento de água em Bauru, que repetidamente castiga a população que depende do Rio Batalha.

"Bauru quase não tem empresas grande porte. Ter o esgoto tratado e assegurar o fornecimento de água são fundamentais para que elas se instalem na cidade. São pautas sensíveis pelas quais vou continuar trabalhando. A prefeita Suéllen Rosim fez um bom trabalho no primeiro mandato, mas ainda temos muito a avançar e, dentro dos limites da minha atuação como vereador, quero contribuir com a governabilidade em benefício d a população", comenta.

AGILIDADE

Novato, Helinho diz estar disposto a aprender sobre o funcionamento da Câmara e contará com a ajuda do presidente Markinho Souza nesta tarefa. Com o colega, revela já ter conversado sobre outras prioridades, como a modernização do sistema de comunicação da Casa, por meio da instalação de microfones individuais nas mesas dos vereadores e da instituição da votação eletrônica, visando garantir maior agilidade aos trabalhos do Legislativo.

"Além disso, precisamos pensar na mudança ou ampliação do prédio, que ficou muito apertado. O evento da posse deixou isso evidente, porque muitas pessoas não conseguiram entrar. A cidade cresceu e, agora, somos 21 vereadores, então, é um assunto que já está no radar do presidente", frisa.

Cabo Helinho também afirma que atuará para que o Executivo garanta o videomonitoramento de Bauru, seja por meio do modelo estadual conhecido por "muralha digital" ou outro sistema, medida que considera importante para melhorar a segurança da cidade e facilitar ações das polícias Militar e Civil.

APROXIMAÇÃO

E, como vereador eleito pelo PL, antecipa que tentará promover a aproximação entre Suéllen e o deputado federal Capitão Augusto - vice-presidente nacional da legenda - e a deputada estadual Dani Alonso. Conforme o JC já divulgou, a prefeita e Augusto tornaram-se desafetos após uma série de desentendimentos.

Helio Venancio Ferreira adotou Cabo Helinho como nome político em 2020, quando ainda possuía patente de cabo e foi candidato a vereador pela primeira vez, pelo PL, sem ser eleito. Atualmente sargento, ele é advogado na área do direito militar há dois anos e professor em cursos de formação e especialização de vigilantes há 24 anos, além de lecionar na escola de formação e especialização de policiais militares e ser instrutor de tiro.

Na PM, trabalhou os últimos 18 anos de carreira na Companhia de Força Tática. "Em 2016, eu já acompanhava o trabalho do Capitão Augusto e isso me motivou a trilhar caminho na política. Em 2020, fui o 15.º candidato mais votado, mas não fui eleito porque o PL não conseguiu atingir o quociente eleitoral. Porém, continuamos fazendo o trabalho político, fui presidente do PL em Bauru em 2022 e 2023 e, em 2024, conseguimos eleger dois vereadores", comemora.

Reunião de olho em 2026

O Partido Liberal (PL) de Bauru promoverá uma reunião ainda em janeiro para traçar os rumos do partido na cidade. O encontro, que ainda não tem data confirmada, servirá para definir estratégias e alinhar ações da legenda tanto em relação às eleições de 2026 quanto às questões políticas municipais.

Segundo o presidente do PL em Bauru, Airton Martinez, no encontro, serão discutidos diversos temas, como candidaturas a deputado estadual e federal e a postura dos vereadores eleitos pelo partido na cidade. "Temos nosso estatuto, mas há liberdade para cada parlamentar decidir como atuar diante de assuntos específicos, mantendo compromisso com seus eleitores", frisa.

Martinez também menciona a importância de Bauru para a legenda, visto que a cidade é o maior colégio eleitoral da região Centro-Oeste, composta por 56 diretórios. Sobre o apoio do PL a iniciativas da prefeitura, destacou que, apesar das diferenças políticas que podem surgir, o foco será sempre o benefício da população. "Os deputados do partido podem ajudar muito com emendas e mobilização política para trazer recursos para a cidade e viabilizar obras importantes", completa.

Comentários

Comentários