O JP percorreu as margens do rio Piracicaba e constatou que pontos considerados turísticos sofrem com pichações. A ponte estaiada, que dá acesso ao Engenho Central, atraindo grande fluxo de munícipes e turistas, especialmente nos fins de semana, foi o espaço mais atingido pelo vandalismo.
A estrutura apresenta pichações em quase toda a sua extensão, com mensagens que vão desde manifestações políticas e declarações de amor até símbolos de teor sexual.
Outro ponto afetado foi o Elevador Turístico. A entrada e o espaço destinado a funcionar originalmente como lanchonete foram alvos de pichações feitas com tintas pretas. A situação também se repete no deck em frente ao Casarão do Turismo, onde o muro de apoio está to-mado por rabiscos.
Nas proximidades, a chami-né de uma antiga olaria, que compõe o cenário histórico da região, também exibe marcas do vandalismo, acentuando a descaracterização do patrimônio local.
Vale lembrar que a pichação é classificada como crime ambiental pela legislação federal, sujeita a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, conforme previsto na lei nº 9.605/98.
Questionada pelo Jornal de Piracicaba, a prefeitura informou que está realizando levantamento para identificar pontos que necessitam de manutenção na região da Rua do Porto.
Além disso, a Administração Municipal destacou o compromisso com a valorização do tu-rismo como um dos seus pila-res, citando também a criação de uma secretaria exclusiva para o setor, que até então era ge-rida como uma diretoria
Comentários
1 Comentários
-
Claudinei Sopran 7 horas atrásMais uma secretária???Que absurdo!!! No meu ponto de vista seria contratar uma empresa para cuidar desses pontos turísticos. Fim de semana fui para ver o rio, onde me arrependi, tudo sujo, ambulantes, quiosques sem condições nenhuma de atendimento. Mesas espalhadas nas calçadas, sujas filas sem organização nenhuma. Que selo de turismo foi esse que Pira ganhou. Do outro lado da avenida uma imagem degradante, a visão de uma fábrica abandonada, mato alto a noite esse espaço vira motel e ponto de drogas... Uma cidade sede metropolitana com ideias provincianas jamais merece esse título.