O prefeito Alexandre Ferreira apresentou, no início da tarde desta quarta-feira, 1º, um único novo nome no primeiro escalão de seu governo. Trata-se do engenheiro civil Luiz Spirlandelli, que assume o comando da pasta de Infraestrutura. Spirlandelli substitui Nicola Rossano, deslocado para a secretaria de Meio Ambiente, até agora comandada por Ruy Engrácia, que deixa o governo.
Spirlandelli é servidor público, perfil que agrada ao prefeito Alexandre Ferreira – grande parte do secretariado tem origem no funcionalismo público de carreira. Engenheiro civil com pós-graduação em Segurança do Trabalho, é concursado desde 2013 na prefeitura de Franca. Foi diretor de loteamentos e parcelamento do solo e também diretor de projetos.
“Aceitei o convite do prefeito por confiar no trabalho e gestão que têm sido realizados e na capacidade de resolução e visão dele. Seguiremos a linha de trabalho de fazer obras que transformam e melhoram a vida das pessoas, como as creches e Unidades Básicas de Saúde feitas (UBS)”, disse.
Mudança de posição
O arquiteto Nicola Rossano Costa, que foi secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano de 2013 a 2016 e entre 2021 a 2024, tem uma nova missão. Assume, a partir de agora, a pasta de Meio Ambiente no lugar de Ruy Engrácia, única baixa no primeiro escalão de Alexandre Ferreira.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Franca, Rossano tem uma longa carreira na Prefeitura. Ingressou em 1984, como estagiário. Atuou também como arquiteto. Em 2006, entrou na PROHAB (Habitação Popular de Franca), como diretor técnico, pós-diretor financeiro e, até 2012, foi diretor superintendente da unidade. Em 2009, foi secretário adjunto de Urbanismo e Habitação de Sidnei Rocha.
Na primeira gestão de Alexandre Ferreira (2013-2016), Rossano foi nomeado secretário de Planejamento Urbano. De 2017 a 2020, atuou no desenvolvimento de projetos e, em 2021, com novo convite de Alexandre, tornou-se secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Franca mais uma vez. Nestes quatro anos, foram 175 obras, entre concluídas, em andamento ou em processo licitatório. Houve também a criação da Central de Habitação e a elaboração do novo Código de Edificações.
Na Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo de Nicola é fazer uma cidade mais bonita e sustentável. “Vamos pensar em uma cidade mais preocupada com o meio ambiente, consciente, com preservação das áreas que temos, viadutos com vegetação e mais coloridos. Também seguiremos com o trabalho em prol da proteção e cuidado com os animais e com ações intensas de limpeza urbana”, disse.