Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, o prefeito, a vice-prefeita e os vereadores e vereadoras da 19ª legislatura, eleitos nas eleições de 2024, tomaram posse de seus cargos em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Araçatuba, às 10h. A cerimônia teve público dentro e fora do plenário e foi transmitida pela TV Câmara e pelas redes sociais.
De início, os oradores da cerimônia chamaram o prefeito eleito Lucas Zanatta (PL) e a vice-prefeita Maria Ionice Vieira Zucon (PL) para o plenário. Depois, os vereadores e vereadoras eleitos por ordem de votação.
O candidato a vereador mais votado da cidade foi João Pedro Trevisan Pugina (PL), que está em seu primeiro mandato. E, por isso, ele assumiu como presidente da sessão. As funções de secretário foram desempenhadas ao segundo mais votado, Fernando Fabris (PL).
Além deles, tomaram posse para o mandato de 2025 a 2028 Ícaro Morales (Cidadania), Edna Flor (Podemos), Luís Boatto (Solidariedade), Rodrigo Atayde (PRTB), Gilberto Batata Mantovani (PSD), Denilson Pichitelli (Republicanos), Arlindo Araújo (Solidariedade), Dr. Luciano Perdigão (PSD), Hideto Honda (PSD), Carlinhos do Terceiro (Republicanos), Damião Brito (Rede), João Moreira (PP) e Sol do Autismo (PL). Após eles, o prefeito e a vice também foram empossados.
A cerimônia contou com a participação de familiares dos empossados e do público em geral. Trecho da rua General Glicério, via lateral da Câmara de Araçatuba, foi interditado para o público acompanhar a solenidade por meio de telão.
Durante a cerimônia, prefeito, vice-prefeita, vereadores e vereadoras entregaram declaração de bens e de desincompatibilização, além do diploma fornecido pela Justiça Eleitoral. A documentação é exigida para a posse. Todos também prestaram o compromisso de cumprir as leis e zelar pelo bem-estar do Município. Além disso, cada um dos eleitos tiveram um tempo de fala, onde fizeram agradecimentos e promessas para melhorar a qualidade de vida dos araçatubenses e pelo desenvolvimento do município.
Logo após a sessão solene de posse, os vereadores permaneceram no plenário para a realização da sessão especial de eleição e posse da Mesa Diretora da Câmara de Araçatuba para o biênio 2025-2026.