EM E-BOOK

Receita de merendeira de Bauru recebe homenagem e será publicada

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Adriana Elizabete Prestes criou o prato usando apenas ingredientes naturais (foto ampliada no final)
Adriana Elizabete Prestes criou o prato usando apenas ingredientes naturais (foto ampliada no final)

Uma receita de salada é a representante de Bauru no 1º Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc). Os ingredientes foram cuidadosamente escolhidos por Adriana Elizabete Prestes, merendeira da Escola Estadual Torquato Minhoto, que receberá menção honrosa da pasta, no dia 29 de janeiro, pela criação do prato.

A chamada 'Salada Verão' levou em conta a preferência dos alunos. "Eles não gostam de nada verde. Por isso, criei a receita com grão-de-bico e seleta de legumes", conta a servidora da Prefeitura de Bauru, acrescentando que, para participar da iniciativa, a receita não poderia contar com qualquer ingrediente ultraprocessado.

O concurso atribuiu nota às propostas encaminhadas a partir de alguns critérios estipulados pela comissão avaliativa, mas também considerou a opinião dos alunos. "Eles entraram no clima da competição e votaram bastante. Achei interessante que as crianças puderam participar. Foi bacana o projeto e tivemos a contribuição de todos na escola", destaca a merendeira, que soube de sua classificação no último dia 6.

Ela e outros membros da equipe escolar seguirão até a Seduc, na Capital, onde a homenagem será feita. Serão premiadas 82 escolas de todo o Estado. As receitas também publicadas em um e-book para celebrar a cultura alimentar do Estado de São Paulo, informa a secretaria.

Adriana explica que o Departamento de Alimentação Escolar autorizou que a equipe fizesse uma degustação com os pais e responsáveis das crianças. A medida foi uma forma de incentivar os estudantes a participarem.

A vice-diretora Anacelis Lima conta que os responsáveis e os alunos gostaram de participar e também do prato. "A direção apoiou em tudo que foi possível e ficamos gratos e emocionados pelo reconhecimento", destaca.

O concurso é uma oportunidade de valorização profissional, informa a secretaria. A pasta destaca que a rede escolar não utiliza alimentos enlatados, apenas naturais ou minimamente processados.

Inspiração

As receitas de equipes das cozinhas escolares que irão compor o e-book inédito também servirão de inspiração para a alimentação escolar, com ingredientes que compõem a oferta da Educação.

O concurso foi dividido em duas etapas. Na primeira, cozinheiras e cozinheiros criaram ou selecionar uma receita típica, representativa da cultura local. Na segunda etapa, foram avaliadas pelos estudantes das escolas participantes.

Adriana Prestes participou do 1º Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares com prato denominado ‘Salada Verão’ (crédito: Divulgação)
Adriana Prestes participou do 1º Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares com prato denominado ‘Salada Verão’ (crédito: Divulgação)

Comentários

Comentários