Mais uma atleta de polo aquático formada na Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) está no exterior para disputar uma temporada. Isabela Mendes Rodrigues de Souza, 23 anos, embarcou este mês para Pamplona, na Espanha, onde vai atuar pelo clube Iruña 9802.
"Cheguei à noite, no dia seguindo, cedo, fomos à academia e treinei de manhã na água, agora vamos treinar com o time visando os jogos", contou a atleta em seu primeiro dia na Espanha.
Isabela Mendes conheceu o polo aquático aos 11 anos de idade, quando durante uma aula de natação na ABDA foi convidada a experimentar outra modalidade, impulsionada pela paixão por esportes com bola e pela água.
"Ela gostava muito de jogar bola, jogava muito a bola na rua. O pai procurou escola de futebol, não tinha. Uma amiga e vizinha fazia o polo aquático e convidou ela. Não sabia nadar, entrou e foi se destacando. Sua primeira seleção foi aos 16 anos de idade. De lá pra cá, sempre foi convocada, foram choros obstáculos, mas sempre venceu com muita garra. Lembro que sua primeira seleção foi na Colômbia, onde ela se destacou como goleira menos vazada, um orgulho para nós, e sempre com sonho de ir embora para outro país e agora chegou a hora", relembra orgulhosa a mãe Roseli Mendes Rodrigues de Souza.
Foco e sonho
Foram muitos anos dedicados ao polo aquático, sempre com foco na melhoria contínua, no aperfeiçoamento durante os treinos e inspirada nos valores difundidos pela ABDA - Humildade, Persistência e Fé. Desde 2016, Isabela é atleta da Seleção Brasileira de polo aquático, representando com garra o país nas competições e contribuindo para a conquista de importantes títulos, nas categorias de base e também no time adulto principal.
O contrato firmado com o Iruña 9802 é de 8 meses, mas a atleta já pensa no futuro. "A oportunidade para jogar na Europa surgiu através de um amigo meu que me indicou para o técnico de lá. Meus planos são renovar o contrato ou receber novas proposta para continuar jogando na Europa", planeja.
"Eu, como mãe, entendo que desde o começo a Isabela demonstrou determinação, garra, perseverança e muito amor no que faz, diante de tanta dificuldade. Nunca deixou de cumprir suas tarefas. Sempre com foco e sorriso no rosto até quando se machucava, sempre dizia: 'eu vou!', e com o sonho de ir longe foi a vários países. Graças a Deus tudo deu certo, as medalhas foram chegando e agora a oportunidade que ela mais esperava também chegou", afirma a mãe.
Desafios
A distância e o novo idioma não intimidam a valente leonina Isabela. "A distância machuca muito, mas continuarei mantendo contato com a família e os amigos brasileiros pelos meios eletrônicos". A internet também vai ajudar na conclusão da faculdade de Educação Física que a atleta vai cursar à distância.
"Eu sou fã número um da arquibancada, choro e grito, sempre incentivando. Agora, pela distância, não estarei em todo jogo, porém, minha felicidade é que Deus, na sua infinita bondade, sempre estará com ela em todos os jogos. Nessa nova jornada eu desejo tudo de melhor para minha filha, meu amor, que merece o mundo. E vou continuar a primeira da torcida", garante a mãe Roseli.
O espanhol também não é um obstáculo para a goleira. "Sobre o idioma, consigo me virar um pouco com o espanhol, graças às viagens que já fiz com a seleção brasileira. Vai ser uma boa oportunidade para aperfeiçoar isso também", afirma Isabela que já viajou para Colômbia, Canadá, Peru, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Sérvia, Portugal, Argentina e Israel, representando o Brasil em competições.
Em Pamplona, Isabela vai morar com mais três estrangeiras que jogarão no seu time, uma do México, uma dos Estados Unidos e outra de Porto Rico. "Vamos dividir um apartamento durante a temporada", conta.
História de conquistas
Isabela Mendes acumula conquistas pela ABDA e pela seleção brasileira de base e também na principal. A atleta foi campeã paulista, brasileira, sul-americana, vice-campeã pan-americana, disputou mundiais e recebeu premiação de destaque como melhor goleira em várias dessas competições, mas é contida ao comentar o assunto. "Para mim, todas conquistas que eu consegui com o polo aquático são importantes, pois me ajudaram muito a crescer tanto como atleta quanto pessoa."
A atleta vai para Espanha e se torna mais um exemplo para as mais jovens na ABDA. Provando que a perseverança, o comprometimento e a gratidão são fundamentais para o sucesso. "Eu nunca imaginaria chegar aonde eu estou hoje. O esporte mudou a minha vida, abriu portas para mim que eu jamais imaginaria conseguir. Sou muito grata a Deus por essas oportunidades e a ABDA", disse a atleta pouco antes de embarcar.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).