Em ações de combate a fraudes e furtos entre janeiro e outubro deste ano, a CPFL Paulista recuperou cerca de 5.679 Megawatts (MWh) desviados ilegalmente na região de Bauru. O volume de energia é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 2.820 residências.
No total, foram identificadas 4.788 instalações irregulares na região. A cidade com o maior número de casos no período foi Bauru, com 1.185 unidades. Em segundo está Jaú, com 656 regularizações, e Botucatu vem em terceiro, com 476.
Segundo a concessionária, operações são realizadas de forma permanente, com uso de tecnologia e apoio das polícias Civil e Militar, para coibir as ligações clandestinas (os populares "gatos"), os desvios e as manipulações de medidores - atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção.
A empresa aponta ainda que estas ações conjuntas têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias. A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal.
"Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro", alerta Gustavo Uemura, diretor?comercial da CPFL Energia.
Prejuízos
Vale destacar que essas práticas ilegais prejudicam a população: além de comprometer a integridade do sistema elétrico, podendo ocasionar instabilidades e interrupções, geram risco à segurança, pois a manipulação indevida das instalações ou a ligação direta na rede de distribuição podem causar acidentes graves, até mesmo fatais, informa a assessoria. As fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) distribui parte dos prejuízos causados pelas "perdas comerciais", como são denominadas, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.??
Tecnologia
Segundo o diretor?comercial da CPFL Energia, o volume expressivo de energia recuperada é resultado de inspeções mais assertivas, impulsionadas pela aplicação de inteligência artificial, que permite o acompanhamento e a detecção remota de irregularidades. "A tecnologia possibilita a redução da reincidência e a diminuição do número de inspeções necessárias", explica.
Uemura cita a blindagem de medições, inclusive nos grandes clientes, como indústrias e comércios, como outra ferramenta importante no combate às fraudes. "Os medidores blindados são acessíveis apenas aos técnicos da empresa e proporcionam acompanhamento do consumo em tempo real, permitindo que a leitura e faturamento sejam realizados à distância. Só em 2024, até outubro, blindamos cerca de 39 mil estabelecimentos das quatro distribuidoras da CPFL Energia", conta.
Denúncias
A CPFL Paulista incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo app "CPFL?Energia" ou o site ?www.cpfl.com.br/fraude.