A Prefeitura de Bauru foi uma das 15 selecionadas em todo o País para a oficina de capacitação para gestores municipais em Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável. O município participou da iniciativa com a engenheira civil Ana Elisa Moura Talon, da Secretaria de Planejamento (Seplan), e a arquiteta Fernanda Quintino Fabri, da Secretaria de Obras, que irão atuar na elaboração do estudo de pré-viabilidade para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto vai ser coordenado pela arquiteta Ellen Beatriz Santos Fonseca de Castro, também servidora.
A oficina teve como proposta orientar sobre o uso da plataforma 'Viabiliza', criada para auxiliar os municípios na confecção de projetos de mobilidade sustentável e facilitar o acesso a recursos de Fundos Verdes/Climáticos. Para utilização desta ferramenta, foi realizada a mentoria, com etapas de capacitação virtual por meio de uma série de webinários e, posteriormente, a mentoria presencial em Brasília (DF), na última semana. A iniciativa é do Ministério das Cidades com o Programa Euroclima, por meio da GIZ.
O governo federal repassará R$ 1,5 milhão para o estudo do VLT em Bauru e a prefeitura complementará o investimento com os recursos necessários para esta etapa. Com a mentoria, o município recebeu apoio para estruturação dos projetos do VLT com foco na mudança climática, identificando os requisitos mais comuns para projetos de mobilidade urbana de baixa emissão de carbono, tornando-os mais aptos a obter fontes de financiamentos para a implementação de modelos sustentáveis de mobilidade urbana.