A subseção Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza nesta terça-feira (10), às 19h, a cerimônia do Prêmio Direitos Humanos 2024. Criada em 2007 por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da OAB Bauru, a honraria reconhece anualmente uma organização e uma pessoa física que se destacaram no ano anterior na defesa dos direitos humanos, concedendo-lhes respectivamente os troféus "Dr. Gastão de Moura Maia Filho" e "Fábio Francisco Ferreira Bento" - patronos da premiação pelas relevantes atuações no campo jurídico e de direitos humanos.
Na edição deste ano, o troféu "Fábio Francisco Ferreira Bento" homenageará a atuação de Clodoaldo Meneguello Cardoso, professor aposentado do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele também coordenou o Observatório de Educação em Direitos Humanos e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Educação.
Já o troféu "Gastão de Moura Maia Filho" será concedido à Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), entidade sem fins lucrativos que já atendeu mais de 3 mil crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas e instituições filantrópicas de Bauru e, desde 2021, também de Pederneiras.
Além de oferecer natação, polo aquático e atletismo, a instituição também possui aulas de música, sala de informática, reforço escolar, inglês, grupo de leitura, atendimento com assistente social e dentistas e bolsa para atletas. Aberta à comunidade, a cerimônia de premiação ocorrerá no auditório da Casa da Advocacia, localizada na avenida Nações Unidas, 30-30.