Um homem de 31 anos foi preso na noite deste domingo (8), em Taubaté, após abandonar sua filha de 10 anos sozinha em casa para ir a um pagode.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Ele mora em uma casa no bairro Vila Nossa Senhora da Guia, em Tremembé, e deixou a menina presa em casa para curtir um pagode em Taubaté.
De acordo com informações registradas pela Polícia Militar, as equipes foram acionadas via Copom (Centro de Operações da PM) para atender a ocorrência de abandono de incapaz. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais foram atendidos pela própria criança, que relatou estar sozinha em casa enquanto o pai estava fora.
Diante da situação, os militares acionaram o Conselho Tutelar. A criança foi encaminhada provisoriamente para a casa da madrinha, localizada em Taubaté, até que a situação seja avaliada e uma acolhida definitiva seja definida com familiares próximos. Em caso em que não haja alternativa, a criança pode ir para o Abrigo Municipal de Tremembé.
Os policiais entraram em contato com o pai da criança, que compareceu à unidade policial. Ele foi informado sobre os fatos e recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de abandono de incapaz, previsto no Código Penal. A autoridade policial confirmou o flagrante e estabeleceu uma fiança no valor de R$ 1.440, que não foi paga.
Após os procedimentos legais, o homem foi submetido a exame de corpo de delito e encaminhado ao CDTEP de Taubaté, onde permanecerá preso e aguardando audiência de custódia.
A ocorrência foi registrada na delegacia de plantão de Taubaté, e a situação da criança será acompanhada pelo Conselho Tutelar e pela rede de proteção social do município.