O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Oscar Gurjão Cotrim, em Araçatuba, passou a ser gerido pela Fundação do ABC (FUABC) a partir de 1º de dezembro, com início dos atendimentos em 3 de dezembro. O contrato, com duração de cinco anos, marca a entrada da fundação no Noroeste paulista, consolidando sua presença regional e parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
O AME Araçatuba é referência para 28 municípios e quase 600 mil habitantes, oferecendo atendimento especializado e humanizado. A unidade realiza anualmente cerca de 98 mil consultas médicas, 23 mil consultas não médicas, 215 mil exames e 15,6 mil cirurgias em áreas como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Vascular, Dermatologia Oncológica, e Plástica Oncológica.
Atendimento ao TEA
Um dos diferenciais é o foco no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com consultas neuropediátricas realizadas aos sábados para garantir um ambiente tranquilo. Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para instituições especializadas, como AMA, APAE e CER, fortalecendo o cuidado integral.
Tradição e impacto
Com quase 60 anos de história, a Fundação do ABC é referência em gestão de saúde pública, administrando 18 hospitais e 7 AMEs, além do Centro Universitário FMABC. Anualmente, realiza mais de 14 milhões de atendimentos, 176 mil cirurgias e 23 milhões de exames, consolidando-se como parceira estratégica do Governo do Estado.
“A FUABC trará inovação e humanização à gestão do AME Araçatuba, buscando atender as metas contratuais e fortalecer a assistência regional com excelência,” destacou Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, presidente da fundação.