A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca do ano, na parte da manhã desta terça-feira, 3, teve um momento de emoção. Vários vereadores usaram a Tribuna e a maioria preferiu fazer uma minibalanço do mandato.
Marcelo Tidy (MDB) foi o último a discursar e surpreendeu a todos. O vereador apresentou um vídeo no telão em homenagem aos colegas que não conseguiram se reeleger nas eleições deste ano. Primeiramente, ele citou os nomes de todos, proferindo palavras de carinho e gratidão.
Os vídeos com imagens dos colegas, com uma edição dinâmica, contou com uma trilha sonora com a música preferida de cada um. Os vereadores homenageados que não conseguiram a reeleição são: Pastor Palamoni (PSD), Ronaldo Carvalho (PP), Della Motta (Podemos) e Lurdinha Granzotte (Republicanos), além de Ilton Ferreira (União) e Luiz Amaral (Republicanos), que não concorreram à reeleição.
“Hoje meu pronunciamento me deixa triste porque, talvez, é o último que eu devo compartilhar com a presença dos colegas. Foi um aprendizado, há divergências, mas faz parte”, disse Tidy ao pedir para soltar a gravação.
Todos os homenageados agradeceram e se emocionaram. “Essa homenagem me pegou de surpresa. Você me perguntou o tipo de música, mas nem me toquei. Estou tomado pela emoção”, disse Palamoni.
Ronaldo pediu a palavra e, com a voz embargada, agradeceu Tidy, reeleito para mais um mandato. “Obrigado, foi uma experiência muito boa, difícil, mas aprendi muito com cada um de vocês. Eu tenho uma capela lá em casa e o nome de cada um de vocês está lá e dos novos que estão entrando”.
Projetos
No período da tarde, os vereadores votarão as contas do Executivo do exercício do ano de 2022. A Câmara deverá seguir o parecer favorável para aprovação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Também será votado projeto que destina verbas para a área da Saúde e entidades da cidade.