Sistema
O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), que deixará o cargo no dia 31 de dezembro, encaminhou à Câmara uma proposta que visa assegurar que os ex-prefeitos tenham "direito de acesso ilimitado, por tempo indeterminado", por meio do sistema informatizado da Prefeitura, "a informações relativas ao período de duração de seu mandato".
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Senha
Segundo a proposta, cada ex-prefeito receberá "senha individual e intransferível" que permitirá acesso "a todos os registros dos atos administrativos; contábeis; financeiros; orçamentários; jurídicos e econômicos; bem como a processos licitatórios; contratos e seus anexos; termos de convênios; e a todo e qualquer outro documento referente ao período em que exerceu a direção superior da administração pública".
Informações
A proposta diz que "o acesso às informações garantido aos ex-prefeitos será restrito, única e exclusivamente, à utilização em processos relacionados à prestação de contas ou de outras possíveis ações judiciais ou administrativas concernentes ao período compreendido entre o início e o termino de seu mandato eletivo, sendo vedado o uso dessas informações para quaisquer outros fins".
Justificativa
Na justificativa da proposta, Saud alega que "os mandatários que concluem seus períodos no cargo permanecem, por um longo período, sujeitos à obrigação imposta pela Constituição Federal de prestar contas", e que isso exige que o ex-prefeito "tenha acesso completo e adequado às informações necessárias para a formalização do processo".
Tramitação
Lida na sessão da última terça-feira (26), a proposta ainda passará pela análise dos órgãos técnicos da Câmara e das comissões permanentes antes de poder ser votada em plenário.