COMÉRCIO

Efetivação de temporários pós-Natal deve chegar a 30% em Jundiaí

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
As lojas poderão funcionar das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h durante os finais de semana
As lojas poderão funcionar das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h durante os finais de semana

Com a chegada de dezembro e a expectativa de aumento de vendas, comerciantes de Jundiaí recorrem à contratação de mais funcionários através de vagas temporárias. Segundo estima Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL, passado esse período, a efetivação de temporários deve chegar a 30% do total. “Geralmente a média de efetivação de temporários fica entre 20 a 25%. Para esse ano, nossa expectativa é de 30% por conta da falta de mão-de-obra”, pontua Maltoni.

A abertura de vagas temporárias no comércio no final do ano é sempre uma oportunidade para quem pretende aumentar a renda ou buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Horário especial
A partir da próxima segunda-feira (02), o comércio de Jundiaí poderá atender em horário especial e terá atrações diversas pela região central. As lojas poderão funcionar das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h durante os finais de semana. No dia 24, véspera do Natal, as lojas poderão atender das 9 às 18h.

O horário estendido está garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e representa uma oportunidade para os lojistas impulsionarem seus negócios e para os consumidores planejarem suas compras.

Influência do 13º Salário
Aguardado com grande expectativa pelos trabalhadores, o pagamento do 13º salário pode ajudar nas compras para as comemorações de Natal e Réveillon. O pagamento da primeira parcela, em novembro, também já estimula as vendas na Black Friday.

Atrações
Além do horário estendido, o Sincomercio e a CDL promoverão atrações culturais em parceria com o Sesc Jundiaí e ações pelo Centro e bairros com a presença da Trupe de Natal.

Já no dia 19 de dezembro será realizada a tradicional Parada Natalina pelas ruas do Centro com atrações diversas como o desfile do icônico Papai Noel e suas Noeletes acompanhados por diversos personagens infantis que integram a Trupe de Natal. O desfile natalino será embalado por uma banda especial. Outras atrações da Parada Natalina são um cortejo circense com apoio cultural do Sesc Jundiaí, desfile de integrantes de motoclube e associações de carros antigos.

Expectativa
O Natal é o melhor período de vendas para o comércio. De acordo com Maltoni, este é o momento dos lojistas investirem em promoções, apostar em produtos para presentear, pensar em formas diferenciadas de pagamento, atrair os consumidores com decorações nas vitrines e outros atrativos.

“Esperamos que o varejo tenha um crescimento em relação ao Natal de 2023, impulsionado especialmente pela recuperação econômica. O comércio eletrônico continuará a desempenhar um papel fundamental, com um aumento nas compras via dispositivos móveis e estratégias de marketing digital. Estimamos um aumento de até 12% em relação ao ano passado”, afirma Maltoni.

Entre os presentes mais procurados estão itens como smartphones, tablets, smartwatches e acessórios tecnológicos; Roupas e calçados; Perfumes/Cosméticos; Acessórios; Brinquedos educativos e jogos de tabuleiro continuam a ser favoritos entre os mais jovens. Vale-presentes para experiências, como viagens, jantares ou atividades de lazer também são opções. Sobre as formas de pagamento dos consumidores, as principais geralmente são: PIX, cartão de crédito parcelado, dinheiro e cartão de débito.

Kit para lojistas
Como em todos os anos, os contribuintes do Sincomercio e associados da CDL recebem gratuitamente kits contendo adesivos natalinos para ajudar os lojistas na decoração das vitrines, o calendário 2025 e também exemplares do ‘Almanaque’ que poderão ser entregue aos clientes. O ‘Almanaque’ é uma revista impressa com atividades variadas para o leitor soltar a imaginação por meio de pinturas e desenhos produzida pelas entidades com apoio cultural do Sesc Jundiaí e apoio educacional do Senac.

Comentários

Comentários