O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil ao longo do fim de semana. Um boletim divulgado nesta sexta-feira (22), em Brasília, detalha que as chuvas intensas devem atingir estados como Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.
Leia também: 1ª semana de novembro teve mais chuva do que previsto para o mês
Nessas áreas, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm por dia, acompanhado de ventos fortes de até 100 km/h. A previsão inclui riscos de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Chuvas mais leves, com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, também devem ocorrer no Acre, Amazonas, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nesses locais, ventos de até 60 km/h podem ser registrados.
Chuvas no litoral e em outras áreas de risco
No litoral sul de São Paulo, litoral do Paraná e norte de Santa Catarina, o Inmet alerta para acumulados de chuva que podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Apesar disso, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é considerado baixo.
A faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, poderá enfrentar volumes expressivos de chuva devido à possível formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul a partir de sábado (23), com previsão de que persista até terça-feira (26).
Apesar do cenário, as chuvas previstas para este período apresentam baixo risco de causar grandes transtornos, como corte de energia elétrica e quedas significativas de árvores.