A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do 1º Distrito Policial de Caraguatatuba e sob o comando do delegado Rodolfo Augusto, deflagrou a Operação Receptação Zero nas primeiras horas desta sexta-feira (8). A ação foi para combater crimes de furto e roubo na região sul da cidade, onde 11 estabelecimentos informais, incluindo galpões de reciclagem e ferros-velhos sem regularização, são suspeitos de adquirir eletrodomésticos e veículos furtados, o que caracteriza o crime de receptação qualificada.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com apoio da Secretaria de Urbanismo e Conduta, a operação terminou com o fechamento de quatro estabelecimentos que operavam sem alvará. Outros sete foram notificados e terão até 30 dias para regularizar sua documentação, sob pena de fechamento.
Durante as inspeções, duas pessoas foram intimadas, após não conseguirem comprovar a procedência de sete televisores e dois notebooks encontrados nos locais. Ambos os investigados podem responder pelo crime de receptação qualificada, cuja pena pode variar de três a oito anos de reclusão.
Além disso, dois veículos foram apreendidos, um com registro de furto e outro de apropriação indébita. Cabos furtados da Rodovia dos Tamoios também foram recuperados pela equipe.
A Polícia Civil segue com as investigações, buscando identificar e desarticular outros pontos de receptação na região.