Moradores de Taubaté estão preocupados com uma recente série de crimes violentos na cidade, que teve início no dia 31 de outubro e já contabiliza quatro mortes, um baleado e outro homem brutalmente agredido e arrastado por uma motocicleta. A Polícia Civil está investigando as ocorrências.
A primeira morte foi registrada na madrugada de quinta-feira (31), quando um homem de 34 anos foi baleado dentro de seu carro, um Fiat Palio, na rua Benedito Marquês, Parque Três Marias. Encontrado às 3h52 com um ferimento grave na cabeça, ele foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Regional de Taubaté. O projétil ficou alojado em sua cabeça, causando perda de massa encefálica, e o homem não resistiu aos ferimentos. Nas proximidades do local do crime, não foram encontradas câmeras de segurança.
Menos de 24 horas depois, na noite de sexta-feira (1), um ataque em uma adega deixou três mortos. Dois homens armados chegaram ao estabelecimento com o intuito de matar um frequentador. Gabriel Alves Campos, 21 anos, desceu do veículo, entrou no local e disparou contra Rodrigo Mercury Dutra, 36 anos, que morreu no local após ser atingido por cinco tiros. Durante a ação, Maicon Alexandre de Moura, 35 anos, tentou desarmar Gabriel, mas foi baleado pelo segundo atirador, Lucas Lima, 32 anos, que acidentalmente também atingiu seu comparsa Gabriel, causando sua morte. Lucas fugiu do local e permanece foragido. O proprietário da adega relatou à polícia a sequência de eventos, e a arma de Gabriel, um revólver calibre .38, foi apreendida. As autoridades utilizam o sistema de câmeras da cidade para tentar localizar o carro usado no crime.
Na mesma sexta-feira, horas antes desse ataque, um adolescente de 17 anos foi baleado na rua Jarbas dos Santos Toledo, no bairro Areão. A vítima foi socorrida e encaminhada à UPA Santa Helena, e, posteriormente, transferida para o Hospital Regional de Taubaté. O adolescente reconheceu seu agressor, um suspeito de 20 anos que ainda está foragido.
A violência continuou no sábado (2), quando, no início da noite, um homem de 31 anos foi agredido e arrastado por uma motocicleta no bairro Independência, em uma tentativa de homicídio. O ataque aconteceu próximo à casa da vítima, mas só foi reportado à polícia na segunda-feira (4). A vítima foi internada no Hospital Regional de Taubaté com múltiplos traumas e permanece em estado grave. A Polícia Civil investiga o caso e procura o segundo agressor envolvido no crime.
MUDANÇA NA SECCIONAL
Em meio a onda de violência, a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) trocou o comando da Delegacia Seccional de Taubaté, no Vale do Paraíba, pela segunda vez em sete meses. O motivo da substituição não foi informado. Marcos Ricardo Parra assume o posto e substitui Junia Cristina Leme Macedo, que exerceu a função na cidade por sete meses. Ela havia sido nomeada no início deste ano.
O novo delegado seccional é formado em direito, com pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal. Ele ingressou na Polícia Civil em 1988.