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Acib apoia asfalto nas ruas de Bauru, mas pede melhor comunicação

Por Redação |
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A avenida Nossa Senhora de Fátima passa por recapeamento
A avenida Nossa Senhora de Fátima passa por recapeamento

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) manifestou nesta sexta (1) seu apoio às obras de recape asfáltico que estão sendo realizadas em diversas regiões da cidade, mas a entidade aponta uma necessidade urgente de aprimorar a comunicação com a população e, especialmente, com o comércio local sobre os cronogramas e locais de interdição.

O presidente da Acib, PJ Aiello, destaca que as intervenções feitas pelo Poder Público precisam de mais diálogo e atenção às necessidades da cidade. “As avenidas e ruas de Bauru não precisam só de recape, precisam de conversa, precisam de empatia por parte da Prefeitura e vice-versa”, ressalta Aiello.

Na avenida Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, a Acib reconhece que o trânsito está complicado. Porém, sugere que a possibilidade de retirar uma faixa de estacionamento para melhorar o fluxo seja discutida previamente com os lojistas afetados. Relatos de empreendedores associados à Acib indicam que muitos têm sido surpreendidos ao acordarem com máquinas de pavimentação e vias interditadas em seus entornos, dificultando o acesso de clientes e fornecedores. Um problema específico levantado pelos comerciantes é a dificuldade de carga e descarga em locais onde o estacionamento é proibido. No lado centro-bairro, estabelecimentos como restaurantes, que recebem entregas frequentes de fornecedores, como caminhões de bebidas, por exemplo, não têm área de descarga adequada, pois não é permitido parar em frente ao imóvel.

Segundo os comerciantes, a falta de comunicação prévia e a ausência de alternativas para carga e descarga comprometem o planejamento do dia de trabalho, resultando em perdas e transtornos que poderiam ser evitados com uma divulgação antecipada e um planejamento mais detalhado das interdições.

Para a Acib, a implementação das obras é essencial, especialmente nas avenidas principais e na região central de Bauru, locais de intenso fluxo de pessoas e veículos. Contudo, a entidade ressalta que uma comunicação clara e com antecedência sobre os pontos de interdição, assim como a consideração das necessidades de carga e descarga do comércio local, seria fundamental para minimizar os impactos e proporcionar um período adequado para que os empreendedores possam se preparar.

Dessa forma, a Acib reforça seu apoio às melhorias viárias, ao mesmo tempo em que solicita às autoridades municipais um diálogo mais próximo e uma estratégia de comunicação mais efetiva. Uma ampla divulgação das próximas etapas de recape, em conjunto com a discussão de alternativas para o estacionamento e a carga e descarga, seria uma medida simples e eficiente para garantir que as obras ocorram com o mínimo de impacto negativo sobre os negócios e a população da cidade.

Prefeitura informa

O governo municipal enviou este esclarecimento: 'A Prefeitura de Bauru tem investido na melhoria da mobilidade urbana, principalmente em vias que apresentam elevado fluxo de veículos e que são acessos entre diferentes regiões do município. Um dos investimentos é o recape da avenida Nossa Senhora de Fátima, via de acesso entre o Jardim Estoril, Jardim América, Jardim Europa, entre outros. O investimento é de R$ R$ 2.849.997,63, com recursos próprios do município. Uma empresa terceirizada foi contratada por licitação, e além do recape, estão sendo readequadas as valetas existentes, que sempre foram alvo de reclamações de motoristas e motociclistas que usam a via. Para que a recuperação da via seja completa, também estão sendo feitas algumas intervenções de trânsito, após análises da Emdurb, que iniciou nesta quarta-feira (30) a implantação de proibição de estacionamento no lado par da avenida Nossa Senhora de Fátima – sentido da avenida Comendador Martha para a avenida Getúlio Vargas. No sentido oposto, o estacionamento de veículos continuará permitido. Esta alteração é necessária para dar mais fluidez na via, que passará a contar com duas faixas de rolamento em cada sentido. Atualmente, a avenida conta com apenas uma pista em cada sentido. O lado escolhido para a proibição é justamente o que possui mais guias rebaixadas, e portanto já tinha menor disponibilidade de vagas. Outras medidas que serão implantadas, ainda neste ano, é a proibição de conversão à esquerda e a instalação de cinco novos semáforos, nos cruzamento das ruas Charles Lindeberg e Luiz Bleriot, Dr. José Maria Rodrigues Costa, Lincoln Queiroz Orsini, Alfredo Fontão e Gustavo Maciel. A Emdurb também está informando diariamente as interdições que ocorrerão no dia seguinte para as obras, e sinalizando os pontos interditados na via."

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