O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS) lançou uma consulta pública para comunidade LGBTQIAPN+ de Bauru. O levantamento é um formulário online que pode ser respondido até o final do ano. As respostas servirão de base à elaboração do primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas, voltado para questões de diversidade sexual e de gênero.
O formulário está aberto pode ser acessado clicando aqui. As informações coletadas são sigilosas - aqueles que responderem permanecerão sob anonimato.
Amanda Bassoli, presidente do conselho, afirma que a elaboração do questionário ocorreu de forma conjunta com a Secretaria de Assistência Social entre os meses de junho e agosto. Um plano municipal, explica, orienta a proposição e execução de políticas públicas e pode auxiliar a população com medidas assistenciais e socioeconômicas, por exemplo.
"As políticas públicas devem ter em vista todo o contexto e complexidade de vida da população LBTQIAPN em Bauru. Para saber quais são as demandas e a realidade dessa comunidade decidimos consultá-la", conta.
A presidente também informa que o plano deve abranger áreas da vida dos cidadãos. Por isso, o formulário aborda vários assuntos como violência, saúde, discriminação, nível de escolaridade e renda.
"Essa comunidade tem encontrado muita dificuldade de ingressar ou permanecer no mercado de trabalho. A maior parte são trabalhadores informais", ressalta Amanda.
Ela também explica que optou por fazer a consulta pública neste ano porque em 2025 serão feitas as primeiras conferências municipal, estadual e federal sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN — daí a necessidade de se obter dados para pautá-los nesses encontros.