RODÍZIO FICA MANTIDO

Após chuva, DAE suspende descanso de oito horas do Batalha

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Larissa Bastos/Divulgação
Rodízio de 24 horas com abastecimento e 48 horas sem abastecimento, contudo, está mantido
Rodízio de 24 horas com abastecimento e 48 horas sem abastecimento, contudo, está mantido

Após o registro de grande volume de chuva em Bauru nesta quarta-feira (23), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) suspendeu o ‘descanso’ de oito horas do Rio Batalha, período em que a captação era interrompida, após 24 horas de abastecimento de cada uma das três regiões da cidade que dependem do manancial. O sistema de rodízio no fornecimento de água, contudo, será mantido como vinha ocorrendo até esta terça-feira, quando a necessidade de dar ‘fôlego’ para o nível do Batalha se recuperar foi anunciado.

O DAE manterá a distribuição de água de maneira controlada, sendo 24 horas com abastecimento e 48 horas sem abastecimento, com início às 0h de cada dia. Assim, como nesta quarta o grupo 3 foi atendido, nesta quinta o abastecimento do grupo 1 será iniciado à meia-noite e mantida até meia-noite de sexta, quando será a vez do grupo 2 receber água por 24 horas. O grupo 3 será abastecido no sábado e assim sucessivamente.

Os mais de 60 milímetros de chuva registrados em Bauru na tarde de quarta-feira, embora tenham provocado diversos transtornos na cidade, trouxeram alívio ao sistema de abastecimento de água, aumentando a disponibilidade hídrica na lagoa de captação. Segundo o DAE, técnicos da autarquia constataram aumento progressivo na vazão do Rio Batalha, em quantidade suficiente para a retomada do rodízio estabelecido anteriormente.

O racionamento, porém, ainda é necessário para recuperar plenamente os níveis do manancial e garantir o abastecimento em longo prazo. Por volta das 21h15 desta quarta, o Rio Batalha atingiu 1,93 metro, sendo que o ideal é 3,20 metros para que a captação seja realizada em sua capacidade máxima.

GRUPOS

As regiões abastecidas em cada grupo seguem como antes. O grupo 1 abrange a Vila Independência, Jardim Solange, Vila Nipônica, Vila Santista, Jardim Terra Branca e adjacências; o grupo 2 é composto pelo Centro, Altos da Cidade, Jardim Ouro Verde, Parque dos Sabiás e adjacências; e o grupo 3, formado por Vila Falcão, Alto Paraíso, Vila Industrial, Vila Souto, Vila Giunta e adjacências.

O DAE reforça que, durante o revezamento, a região atendida não recebe água de maneira imediata, visto que o ‘preenchimento’ das redes de água pode levar algumas horas, a depender da densidade populacional e altitude de cada região. Por esse motivo, a troca de grupos ocorre durante a madrugada, período em que o consumo de água é menor, possibilitando uma melhor distribuição.

A autarquia destaca ainda que conta com a colaboração de todos para o uso consciente da água. “Evite desperdícios como a lavagem de calçadas, quintais e carros. Ao economizar água, você contribui para que o sistema de abastecimento funcione de forma mais eficiente e para que todos tenham acesso à água nos horários programados”, reforça.

Comentários

Comentários