CARRETA DO NOROESTE

Médico destaca sinais de alerta que podem indicar câncer de mama

Por | Da redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/EC Noroeste
Paulo Eduardo de Souza, médico oncologista da Unimed Bauru
Paulo Eduardo de Souza, médico oncologista da Unimed Bauru

Faltando apenas dois dias para o gol de placa contra o câncer de mama em Bauru, feito pela tabelinha entre o Esporte Clube Noroeste e a Federação Paulista de Futebol (FPF), o médico oncologista Paulo Eduardo de Souza, da Unimed Bauru, deu detalhes, a pedido do Norusca, sobre os sinais de alerta das mamas que podem indicar câncer. Nesta sexta-feira (11), a partir das 8h até o fim da tarde, o Alvirrubro estará com uma carreta especializada para diagnóstico preventivo. As interessadas podem participar de graça, mediante um cadastro prévio para análise. Mais de 100 mulheres já estão confirmadas e ainda há vagas para Bauru e região. Basta acessar o site http://marqueessegol.com.br e preencher um rápido formulário. Em seguida, a organização do evento vai analisar o perfil e entrar em contato pelo WhatsApp ou SMS.

SINAIS DE ALERTA

Com 40 anos de experiência na oncologia de Bauru, o médico Paulo Eduardo menciona que o Outubro Rosa é importante porque reforça a importância do tema, mas a busca pelo diagnóstico de patologias da mama exige atenção o ano inteiro.

“Quanto mais rápido, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. O autoexame nas mamas é muito importante porque, nele, é possível detectar (com os dedos) se há alterações, sejam elas de formato ou tamanho, se foram notados caroços nos próprios seios ou nas axilas, além de pele enrugada e veias que começaram a ser aparentes. A mulher também tem que prestar atenção nos mamilos, se estão puxados para dentro ou se há presença de secreção”, comenta Paulo Eduardo, que frisa também que dores persistentes são sintomas de alerta.

O oncologista ressalta que nem tudo é câncer, mas tudo pode ser câncer, em se tratando de mamas. “O autoexame é apenas um começo para que a mulher procure logo em seguida um especialista”, conclui o médico.

DIA 11

Na sexta-feira (11), o acesso da população inscrita será pela quadra 4 da rua Benedito Eleutério, na Vila Pacífico, ao lado do ginásio Panela de Pressão.

Denominada “Marque Esse Gol”, a campanha foi criada em 2016 pela ONG Fundação Laço Rosa e já realizou mais de 12 mil exames gratuitos, sempre no mês de outubro. Além da Locomotiva Vermelha, também participarão em 2024 o Santos, Portuguesa, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Guarani, XV de Piracicaba, Botafogo, Marília, Ferroviária, Red Bull Bragantino e São José.

O Buteco do Rastro e a Medicinal também serão apoiadores nos bastidores do evento, assim como a Record TV, detentora dos direitos de transmissão do Paulistão.

Comentários

Comentários