EXCELÊNCIA

Unicamp é considerada a 3ª melhor da América Latina


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/UNICAMP
Unicamp obteve uma pontuação geral de 99,2, superando os 96,2 do ano anterior
Unicamp obteve uma pontuação geral de 99,2, superando os 96,2 do ano anterior

Pelo segundo ano consecutivo, a Unicamp foi classificada como a terceira melhor universidade da América Latina, de acordo com o QS World University Rankings: Latin America & Caribbean 2025, divulgado nesta quinta-feira (3). A lista avaliou 437 instituições de 24 países da região, incluindo 15 novas universidades – uma delas do Brasil.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A Unicamp obteve uma pontuação geral de 99,2, superando os 96,2 do ano anterior. A universidade também destacou-se nos indicadores de produção acadêmica (100 pontos), reputação empresarial (96,6 pontos) e internacionalização de pesquisa (99,9 pontos). Segundo o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, esses resultados são animadores e indicam o desafio de buscar novos patamares, não apenas na América Latina, mas também no cenário global.

A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking com 100 pontos, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (99,7 pontos). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a oitava posição com 92 pontos. No Brasil, as cinco melhores universidades incluem USP, Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Unesp e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O ranking QS é baseado em oito indicadores, que incluem análise de publicações, citações e reputação acadêmica. Foram analisados 17,4 milhões de publicações e 175,9 milhões de citações em todo o mundo, além de 1,9 milhão de indicações de pesquisadores e 660 mil indicações empresariais.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, a posição da Unicamp no ranking é significativa, especialmente diante do aumento no número de instituições avaliadas e da elevação da pontuação geral da universidade. Ele ressalta que, apesar de melhorar sua pontuação, a Unicamp manteve a terceira posição, demonstrando o esforço contínuo das universidades da região em busca de excelência acadêmica.

Comentários

Comentários