Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal, na tarde desta quarta-feira (2), apontado como o responsável pelo incêndio que destruiu 79 mil metros quadrados de área, em Botucatu (100 quilômetros de Bauru). Ele afirmou ter deixado cair uma bituca de cigarro na vegetação seca, consta do boletim de ocorrência (BO). A extensão equivalente a 11 campos de futebol e fica na Vila Assunção.
Segundo o BO, diversas equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil se empenharam para apagar as chamas que se alastraram rapidamente em decorrência do vento. Um morador próximo da mata disse ter visto o suspeito iniciando o fogo. Tentando apagar as chamas, o homem ainda sofreu queimaduras nos braços. Os guardas civis municipais o encontraram e o encaminharam até a delegacia, onde ele prestou depoimento, alegando que foi sem intenção, mas permaneceu preso em flagrante.
No registro policial, o delegado Luís Fernando Ayres destacou que ao dispensar a bituca de cigarro em extensa área de vegetação, o homem assumiu deliberadamente o risco de produzir o incêndio. Ressaltou também que neste período de estiagem, a ocorrência de milhares de incêndios em todo o Brasil está sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação. O delegado reforçou, por fim, que o suspeito tem ou deveria ter o conhecimento de que sua ação poderia provocar as chamas. Para a Polícia Civil, houve dolo eventual.
escolha sua cidade
Bauru
escolha outra cidade