DICAS E BATE-PAPO

1ª temporada do videocast ‘Diversidade na Tela’ é lançada


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Rafaelly, Larissa, Renata e Lorena, em um dos episódios
Rafaelly, Larissa, Renata e Lorena, em um dos episódios

O Projeto de Extensão do Departamento de Comunicação da Unesp Bauru, "A Diversidade de Todos Nós" lançou, na última quinta (26), o videocast "Diversidade na Tela". Disponibilizado gratuitamente de modo online pelas plataformas YouTube e Spotify, o programa visa oferecer para toda a sociedade, em uma abordagem simples e acessível, informações para auxiliar a compreensão sobre temas ligados à diversidade cultural.

Por meio de entrevistas em forma de bate-papo com representantes da sociedade civil que vivenciam o tema, a proposta é apresentar novas e diversas perspectivas diante de modos de ser e existir no mundo, abordando assuntos como cultura, religião, deficiência, gênero e sexualidade.

Realizado pelos estudantes e membros do projeto, o videocast quer sensibilizar, conscientizar e criar ambientes de respeito e empatia por meio do audiovisual. "O que propomos é criar um espaço de escuta respeitosa para que os convidados possam expressar suas formas de ser e existir no mundo, explicando quais são seus princípios, valores e crenças ao viverem e vivenciarem a diversidade em seu cotidiano", explica a professora do Departamento de Comunicação da Unesp, idealizadora do videocast e coordenadora geral do projeto Vivianne Lindsay Cardoso.

A primeira temporada é presentada pelas alunas do curso de jornalismo da Unesp, Larissa Mateus, Rafaelly Silva e Laura dos Santos. Os dez episódios tratam dos temas: O Audiovisual; Miscigenação; Negritude; LGBTQIAPN ; Umbanda e Candomblé; Budismo e Tenrikyo; Deficiência Física e Neurodivergência; Desigualdade Social; Cultura Periférica; e Cultura Regional.

Entre os dezenove convidados estão: Lorena Reginato, influencer do canal Careca TV, Thaisa Barcelos, jornalista multiplataformas e Amanda Bassoli, advogada e ativista. A segunda temporada, com mais dez episódios, já está gravada e será lançada em breve. Dez obras audiovisuais também são indicadas ao longo dos episódios. Todas com acesso gratuito por meio da Cinemateca Digital Bauruense, um tipo de streaming gratuito com obras ficcionais e documentais produzidas por profissionais de Bauru e região. O link de acesso é: https://cinematecabauru.com.br/

Primeira temporada: YouTube: https://youtu.be/Jpoi-kZl-zk?si=p9yyzcZAFBSRfc4b Spotify: https://open.spotify.com/show/2xJjWnAvjThavT0TLK1YqX

Comentários

Comentários