OPINIÃO

Entrelinhas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens

Saúde 1

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Geisel dispensou um paciente, acometido por um grande inchaço nas pernas, por falta de leito estadual para interná-lo. A imagem do paciente, chocante, foi revelada pelo vereador Coronel Meira (Novo) na sessão desta segunda-feira (23). Segundo Meira, o paciente conseguiu na sexta-feira (20) ser internado e, ao que tudo indica, terá de amputar a perna. Procurada, a Secretaria de Saúde disse que o paciente deu entrada em 13 de setembro e foi encaminhado três dias depois a leito estadual.

Saúde 2

Em outra ponta, o vereador Júnior Lokadora (Podemos) disse na sessão de ontem que no posto de saúde do Santa Edwirges não havia nem bisturi para retirar pontos de uma criança. Ele recebeu áudio de uma avó cujo neto não pôde ser atendido em razão do problema.

Outro lado

A Saúde disse que "não há falta de bisturi e que o paciente já foi contatado para realizar o procedimento". Não respondeu, porém, se faltou ou não no momento do atendimento.

E o MP?

Ainda sobre a Saúde, a vereadora Estela Almagro (PT) afirmou que não vê atuação do Ministério Público (MP) sobre o setor e reclamou providências da promotoria. Ela também exibiu mensagens de um grupo de servidores da saúde revelando que o Raio-X da UPA Geisel parou de funcionar no sábado. A Saúde nega.

Defesa

Coube ao vereador Júlio César (PP) subir à tribuna para defender o governo. Ele admitiu que ainda falta muito a ser feito, mas observou melhorias em algumas unidades. "De repente as mortes caem todas nas costas do município", afirmou. Foi o único parlamentar da base a rebater a oposição.

Precedente

A Câmara de Bauru abriu um perigoso precedente, afirmou o vereador Guilherme Berriel (PSB), ao autorizar que o vereador Fabiano Mariano (SD), suplente de Serginho Brum (PDT), apresentasse dois títulos de cidadão bauruense mesmo que seu antecessor - que não renunciou ao mandato - já tenha feito isso. "Agora basta se licenciar do mandato que seu suplente apresenta mais dois", reclamou. Cada parlamentar tem direito a propor duas iniciativas nesse sentido.

Fala o presidente

O presidente da Câmara, Júnior Rodrigues (PSD), se manifestou sobre o caso ao final da sessão desta segunda. E disse que apenas acatou o parecer jurídico da Procuradoria Legislativa — que não viu problemas na apresentação de novos títulos por parte de Mariano.

Comentários

Comentários