
Balizado pelo tema "Ciência em tempos de crise climática e social", a Unesp Bauru organiza o 1º Congresso de Ciência e Tecnologia (ConCieTec), entre os dias 8 e 10 de outubro no campus, situado na avenida Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01. O objetivo da iniciativa é justamente compartilhar os avanços da ciência com o público geral da cidade.
Os professores da Faculdade de Ciências (FC) Aloísio Costa Sampaio e Sérgio Stampar explicam que a ideia é realizar um evento amplo. "O congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp existe há 34 anos e era feito de forma separada, apenas para os universitários. Este ano temos 256 trabalhos submetidos pelos alunos. Queremos que esses conhecimentos não fiquem apenas na academia, mas que pessoas de fora também possam participar e conferir as pesquisas".
As cerca de 400 pessoas esperadas nos três dias poderão ter contato com palestras e mesas-redondas, que têm espaços de diálogo entre os participantes. O congresso divulgará pesquisas acerca de ciências e tecnologias em diversas áreas, como biológicas, humanas e exatas.
"Na FC são mais de 200 trabalhos realizados anualmente por graduandos. Queremos divulgá-los, porque ficam praticamente presos dentro da universidade. Temos a necessidade e a vontade de transmitir esse conhecimento e dialogar com o público", reitera Sérgio.
Comunidades e escolas
A programação inclui a "Feira Cultural e Ciências", entre às 14h e 16h de quarta-feira (9). Os professores explicaram que, na oportunidade, qualquer pessoa pode apresentar projetos ligados à cultura ou ciências no Anfiteatro "Guilhermão" da Unesp.
Os docentes também convidaram escolas de Bauru para visitarem o evento. Os alunos podem participar como "ouvintes". Sérgio ressalta que a Unesp possui o projeto "Iniciação Científica Júnior", em que estudantes do ensino médio recebem uma bolsa para pesquisar sobre um tema. Esses também expõem seus resultados no CIC.
Integração com empresas
Empresas bauruenses também já confirmaram presença no ConCienTec. Aloísio afirma que congresso é uma oportunidade para que setor empresarial da região conheça o campus de Bauru, que engloba todas as áreas do conhecimento.
"Há possibilidades para Parceria Público-Privada (PPP). Também temos a Fundação para o Desenvolvimento de Bauru: todo o empresário que tiver dificuldades ou gargalos em um processo de melhoria contínua pode entrar em contato com a Unesp. A universidade está aberta para receber demandas. Essa integração é positiva tanto para a academia quanto para o setor produtivo", explica.
Aloísio ressalta ainda que um dos canais de comunicação é através do e-mail institucional dos professores, disponível no site de cada faculdade da Unesp. O empresário ou qualquer pessoa pode entrar em contato. Podem ser desenvolvidos projetos ou pesquisas. Também há o atendimento de Empresas Juniores, no qual estudantes são contratados para desempenhar algum serviço particular.
No congresso, pessoas do setor produtivo também são convidadas para expor conhecimentos e integrar com a comunidade acadêmica.