OPINIÃO

E se o Datena ganha?

Por Luís Paulo Domingues |
| Tempo de leitura: 3 min

E se o Datena ganhasse a eleição justamente agora, por causa da cadeirada? Passei muito tempo refletindo sobre a cadeirada. Criei um pensamento repetido, uma sensação estranha, que me levou a pensar que tudo o que estamos passando no país é obra de uma pessoa, de um alguém. Como se houvesse um roteirista escrevendo tudo isso.

E se há uma pessoa escrevendo tudo isso, não é impossível que ela resolva que o Datena vai ganhar a eleição. Se o Datena ganhar a eleição por causa da cadeirada, acho que não dá pra prever o nível de baixaria e o esculacho que vamos ver nas eleições futuras, de 2026. Acredito que os marqueteiros de todo o país vão começar a incentivar seus candidatos a serem violentos. Tipo assim:

"- Primeiro xinga, grita e ameaça. No segundo bloco, você já chama pro pau, mas primeiro chama pro pau lá fora, quando acabar o debate. Só no terceiro bloco... presta atenção!!!! Só no terceiro bloco, você sai completamente do sério, grita, xinga com palavrões fortes mesmo! É filha da puta pra cima! E chama pro pau no palco. Vai decidir tudo agora! Exige! Manda o cara vir pra cima. Ele não vai vir, aí você ameaça ir, mas eu já instruí o Geraldo e o Mané, e eles vão te segurar. Você tem que agir como um touro indomável na mão deles. "Me solta!!! Tira a mão de mim!!! Vou matar esse filho da puta!!!!!!", entendeu? O Geraldo e o Mané são fortes, eles vão segurar você até que você esteja próximo do adversário. Aí eles vão te soltar, então você mete o soco na boca do desgraçado e dá um pulinho pra trás. Nisso, o Geraldo e o Mané te seguram de novo e jogam você pra trás, você cai virado com a cara para o chão e eles em cima de você. Aí é a hora do sangue. Você corta o supercílio com a gilete que eu te dei. Um cortinho de nada, sai bastante sangue. É fundamental."

"- Mas aí todo mundo vai ver que é mentira! Vai ser tudo gravado ao vivo!"

"- Não interessa! Hoje, o que importa é o corte do vídeo. Você tem que sair sangrando pra gente fazer aquela cena com ambulância, hospital, perigo de morte, UTI, tudo. As pessoas não acreditam mais em nada, nem vendo a cena. O que você falar no dia seguinte a gente sustenta e acabou. É a verdade. Você foi agredido, mas foi macho e agrediu também; repudia a violência veementemente, mas honra é honra. Homem com honra não leva desaforo!"

Bom, parece até muito plausível que o barbarismo vá imperar se o Datena ganhar justo agora. Vai ser uma estratégia de todas as campanhas: tem que ter violência. E se o tal roteirista do Brasil continuar pensando um pouco mais, tem guerra civil no pleito de 2030, mas eu prefiro nem imaginar. Por outro lado, tudo o que estamos vivendo pode ser um programa na TV que está sendo assistido por um velhinho sentado numa poltrona comendo pipoca. Ou pior ainda, uma pessoa está vendo na TV um velhinho sentado numa poltrona comendo pipoca e assistindo na TV o que estamos vivendo. Sei lá.

Comentários

Comentários