AVAÍ

Ministra dos Povos Indígenas visita região de Bauru neste domingo

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Chicão Terena/Divulgação
No total, dez aldeias dos Estados de São Paulo e do Paraná estão participando da competição em diversas modalidades
No total, dez aldeias dos Estados de São Paulo e do Paraná estão participando da competição em diversas modalidades

Avaí - A Ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara estará na tarde deste domingo (15) na Terra Indígena de Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), com objetivo de prestigiar o encerramento da 7.ª edição dos Jogos Indígenas da Aldeia Ekeruá, que começou na última quarta-feira (11). A previsão, segundo o cacique Chicão Terena, da aldeia Kopenoti, é de que ela chegue entre 14h e 14h30 e permaneça no local até o final da tarde.

No total, dez aldeias dos Estados de São Paulo e do Paraná estão participando da competição em diversas modalidades, que incluem o arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, corridas com itaka e com tora, cabo de força e também futebol masculino e feminino, adulto e infantil.

O evento também contou com concursos de miss e mister indígena, apresentações culturais, batalha de rima, palestras, shows, praça de alimentação e feira de artesanato indígena. Neste domingo, serão realizados os jogos finais das competições e cerimônia de encerramento.

Segundo o cacique Chicão Terena, da aldeia Kopenoti, a 7.ª edição dos Jogos Indígenas é realizada por uma comissão de eventos da aldeia Ekeruá, que tem como cacique Jazone de Camilo. "Esses jogos indígenas têm um papel importante para unificar os povos indígenas da região", declara.

Ele conta que a competição reúne equipes das terras indígenas Vanuíre (Arco-Íris), Icatu (Braúna) e Tekoá Porã (Itaporanga), e também aldeias do Paraná, e ressalta a importância da visita da ministra Sonia Guajajara pelo fato de ela ser uma autêntica representante do povo indígena.

Comentários

Comentários