PROGRAMAÇÃO

2º Encontro de Cidades das Crianças segue até sábado em Jundiaí

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Esta semana teve diversas programações e o encerramento do Encontro será no sábado, mas ainda estão previstas mesas, paineis e programações diversas
Esta semana teve diversas programações e o encerramento do Encontro será no sábado, mas ainda estão previstas mesas, paineis e programações diversas

Com foco na discussão sobre as infâncias, a segunda edição do Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, conta com extensa programação e encerramento agendado para o sábado (17), com a abertura para o público de nova área do Mundo das Crianças, denominado Espaço das Águas.

O 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que traz como tema: “Imaginar a Cidade”, teve a abertura oficial, no Teatro Polytheama. Estão previstas, até o encerramento, as participações de representantes de mais de cem municípios, de 15 diferentes estados brasileiros, além de visitantes de países, como Argentina, Uruguai e Colômbia.

Avanço

Na manhã de segunda-feira (12), foi firmada parceria institucional com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a realização de pesquisa acadêmica acerca do projeto e conceito de Cidades das Crianças, idealizado pelo pedagogo Francesco Tonucci. O ato formal foi realizado durante o 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Infância, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas. Também foi firmada parceria entre o município e a universidade, por meio de seu Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP).

Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado diz que as políticas para infâncias reverberam em todos os aspectos sociais. “Valorizar as infâncias é valorizar a resiliência das cidades. E Jundiaí, ao reverberar a tese de que os investimentos nas crianças resultam num presente e num futuro melhor para todos, tem dado a sua contribuição para isso e para defender que os nossos bons índices econômicos enquanto município só são válidos porque carregam também bons índices sociais e de inclusão, sem deixar ninguém para trás.”

Na abertura oficial, alinhada ao conceito do projeto, a Prefeitura informa que tanto o cerimonial da atividade quanto as apresentações culturais ficaram a cargo dos integrantes do Comitê das Crianças, que contaram ainda com as parcerias do Comitê Jovem, das mães e bebês do grupo de Baby Fusion e dos participantes dos núcleos do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e do Coral Municipal de Jundiaí (adulto), corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A atividade contou ainda com tradução simultânea Português, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Prefeitura acrescenta que também participaram da cerimônia: Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer e responsável pela Rede Urban95 no Brasil, da qual o município faz parte desde 2020; e Maria Julia Garcete Yegros – coordenadora do Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes (Uruguai), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), parceiro institucional da Associação Francesco Tonucci na divulgação da “Eu saio para brincar!”, campanha com série de desenhos de Frato, personalidade artística de Tonucci, sobre a importância do brincar livre e dos alertas aos perigos do uso precoce por crianças de dispositivos eletrônicos.

Gestor de Cultura e coordenador da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, Marcelo Peroni celebra o evento. “A cidade que queremos para as crianças e para todos é resultado de um projeto político que na prefeitura se traduz no envolvimento intersetorial das Unidades de Gestão, que acreditam na importância desta priorização. E nesta noite, nas presenças ilustres do Tonucci, da Lorena e tantos parceiros, pudemos ver como essa transformação tem-se dado, traduzida em Cultura, pelas diversas formas de expressão que são direitos da criança, como brincar, dançar e ter autonomia nas cidades.”

A prefeitura informa ainda que a programação do Encontro segue ao longo desta semana com mesas temáticas, paineis, visitas monitoradas, projeções de trabalhos documentais e atividades diversas. Os detalhes podem ser conferidos no site do Encontro: https://jundiai.sp.gov.br/2o-encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias-2024/.

Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI

Comentários

Comentários