AVIAÇÃO COMERCIAL

Latam estuda compra de até 30 aviões da Embraer, diz ministro

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Avião comercial da Embraer
Avião comercial da Embraer

A Latam Airlines pode comprar até 30 aeronaves da Embraer como parte de sua estratégia para expandir as operações no Brasil, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Costa Filho disse que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram recentemente no Chile, onde fica a sede da empresa, com o presidente-executivo da Latam, Roberto Alvo, para discutir os planos de crescimento da companhia aérea.

"Eles esperam crescer mais de 10% nesses próximos três anos, e eles estão avaliando a compra em torno de 30 aviões, que poderiam ser Embraer", afirmou o ministro.

"A Latam de fato abriu diálogo com a Embraer. A gente tem trabalhado para que a Latam possa avaliar a compra de aviões da Embraer. Mas a gente não pode impor. Seria incompreensível o governo brasileiro dizer: 'Olha, vou impor que eu quero que compre tal'. Até pelo livre mercado seria um sinal muito ruim do Brasil", acrescentou Costa Filho.

Companhia aérea com maior participação de mercado no país, a Latam Brasil tem enfrentando prazos de entrega mais longos para aeronaves de corredor único por parte dos fabricantes.

O governo brasileiro há muito tempo vem pedindo às companhias aéreas locais que comprem aeronaves da Embraer para impulsionar a aviação regional e fortalecer a fabricante, e sinalizou que isso poderia ser um requisito para apoiá-las financeiramente.

O diretor-presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, disse na semana passada que a empresa estava avaliando a possibilidade de adicionar aeronaves menores à sua frota, como o E2 da Embraer ou o A220 da Airbus, que competem no segmento regional com aeronaves de até 150 assentos.

Cadier não especificou quantos aviões a companhia aérea poderia acrescentar à frota. Atualmente, a Latam voa com aeronaves de corredor único da Airbus e aeronaves de fuselagem larga da Boeing.

Comentários

Comentários