EVENTO

Festival Internacional de Trompete ‘Philip Smith’ em Bauru

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Devanildo Balman, regente da Banda Sinfônica de Bauru, e Victor Atanazio Pires, bauruense orientado por Philip Smith na Universidade da Georgia
Devanildo Balman, regente da Banda Sinfônica de Bauru, e Victor Atanazio Pires, bauruense orientado por Philip Smith na Universidade da Georgia

Bauru receberá músicos do Brasil e dos EUA, entre os dias 4 e 7 de agosto, ou seja, de domingo a quarta da próxima semana, quando acontece o Festival Internacional de Trompete Edição "Philip Smith". Batiza o evento o trompetista reconhecido mundialmente, que também virá à cidade. A programação inclui concertos abertos ao público, mediante entrega de 1 quilo de alimento, com participação de músicos com destaque nacional e internacional, além de atividades específicas para o público pagante (clique aqui).

O evento contempla um concurso de trompetes, mesa-redonda, bate-papo, palestras, masterclasses (aulas para trompetistas), exposição e concertos abertos a todos. Para participar da programação completa, é preciso se inscrever pelo https://festivaldetrompete.com.br/.

"Quando Philip aceitou nosso convite para vir a Bauru foi uma grande surpresa. Porque ele não participa mais desse tipo de evento. Inclusive, está se aposentando da docência neste ano", conta o bauruense Victor Atanazio Pires, orientando do trompetista na Universidade da Geórgia (EUA).

Ao receber a confirmação do professor, Victor informou o regente da Banda Sinfônica Municipal, Devanildo Balmant, e, juntos, começaram a organizar o festival. "Todos os professores trompetistas que convidamos, ao saberem que o Philip Smith estaria no festival, manifestaram interesse. Então, temos inscritos do Brasil inteiro", conta o regente.

Participantes

Estudantes, entusiastas e professores virão de instituições de ensino como Unicamp, Belas Artes e Conservatório de Tatuí. São esperados ainda participantes de locais como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiânia, Paraíba e de todas as regiões do estado de São Paulo.

Eles poderão participar de masterclasses de trompete com Philip Smith, professor na Universidade da Georgia, com Alex Freund, professor na Universidade da Georgia e com Fernando Dissenha, professor da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O evento ainda contará com nomes de peso como é o caso de Gilberto Siqueira, também é professor da academia de Música da Osesp, Paulo Adriano Ronqui, professor na Unicamp, e Marcos Cesar Xavier, professor da Universidade Estadual de do Paraná.

Apresentações

Mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, o público poderá apreciar as apresentações desses trompetistas que já atuaram em diversas orquestras sinfônicas.

No domingo (4), às 15h30, haverá o Concerto de Abertura na Paróquia Universitária Sagrado Coração de Jesus, rua Benedito Moreira Pinto, 7-2, no Jardim Panorama. O Concerto do Grupo de Metais de Fernando Dissenha será na Primeira Igreja Batista de Bauru, na rua Virgílio Malta, 7-49, no Centro, às 19h30 de segunda-feira (5). O local também sediará, na terça-feira (6), às 19h, a apresentação do grupo de trompetes da Unicamp, seguida de um Recital Solo de Alex Freund.

O Concerto de Encerramento e a divulgação dos vencedores do concurso serão no domingo (7), na Paróquia Universitária Sagrado Coração de Jesus, às 19h30. Os regentes dessas apresentações serão Devanildo Balmant da Banda Sinfônica de Bauru, Ellie Neufeld, diretora Associada de Banda na Pace Academy e o próprio Philip Smith.

Devanildo afirma que o evento não seria possível sem o apoio da Paróquia Universitária Sagrado Coração de Jesus (agradece o padre Rodrigo e o diácono Rafael Mazzoni); Primeira Igreja Batista de Bauru (agradece o pastor Herbert Soler); Projeto Cultura do Coração; Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura. Além dos patrocinadores Marcos Bona; Sueli Dabus Atelier; Elo Musical; Padovani Music; Emater Brass; M Brass; Bravo Academia de Música; Raimondi; Schagerl; Jaguari imóveis e Escola Allegro.

Quem é Philip Smith?

Quando ainda era estudante da Juilliard School na década de 70, Philip Smith foi nomeado para ser trompetista da Orquestra Sinfônica de Chicago. A partir de então, participou de outras orquestras como a Filarmônica de Nova York, onde permaneceu como trompete principal por 36 anos.

Hoje, além de lecionar na Universidade da Geórgia, também é mestre da banda da UGA British Brass, membro do Georgia Brass Quintet e professor do Bulldog Brass Society, quinteto da pós-graduação na mesma universidade. Ele já lecionou em outras instituições como Juilliard School e da Manhattan School of Music e recebeu diversas premiações ao longo da carreira.


Comentários

Comentários